Cerimônia ecumênica irá homenagear imigrantes alemães em Domingos Martins
Publicado em 02/02/2022 às 13:00
Texto: Prefeitura Municipal de Domingos Martins / Fotos: Divulgação
Buscando manter viva a memória aos antepassados alemães que colonizaram parte da Região Serrana do Espírito Santo, a Prefeitura de Domingos Martins vai realizar a tradicional cerimônia ecumênica em homenagem aos imigrantes, no próximo sábado (05), no Marco da Colonização Alemã, em Biriricas, próximo da BR-262.
A iniciativa relembra a chegada dos primeiros imigrantes (38 famílias e um rapaz) ao município, em 27 de janeiro de 1847. Como em todos os anos, a cerimônia será realizada na área sob o ingazeiro plantado em 1989 pelo morador de Biriricas Germano Bullerjahn, onde também se encontra o Marco da Colonização Alemã.
A Prefeitura disponibilizará um ônibus para transporte até o local da cerimônia ecumênica. O veículo sairá às 8h da Praça da Biquinha, no centro de Campinho. O serviço é gratuito e aberto para toda a comunidade. Será obrigatório o uso de máscaras no local.
HISTÓRIA – Os colonos alemães foram subindo as margens do Rio Jucu Braço Norte e se instalaram, em 27 de janeiro de 1847, na Serra da Boa Vista. Eram 39 famílias, sendo 16 Evangélico-Luteranas e 23 Católicas.
A primeira capela foi logo construída no morro de Boa Vista, onde pretendiam também construir a vila. Ali ficaram cerca de 10 anos. Alguns, por questão do clima, subiram mais e foi então que as famílias católicas ficaram em Santa Isabel e as luteranas prosseguiram um pouco mais e chegaram a um lugar plano entre as montanhas,o qual denominaram de Campinhoberg – Morro do Campinho, onde hoje é o centro da cidade.