Cerejeiras japonesas encantam visitantes nas montanhas

Publicado em 07/08/2019 às 12:18

Compartilhe

O rosa das flores das cerejeiras tem atraído turistas de todo o Estado a Pedra Azul, em Domingos Martins. Além de dezenas de árvores que ficam ao lado da Rota do Lagarto, bem na entrada do Parque Estadual da Pedra Azul, o Bosque de Cerejeiras Kaouru Kumazawa, que fica na Fazenda Noruega Pedra Azul, também está aberto a visitação.

O bosque foi inaugurado em 7 de setembro de 2008 e foi idealizado pela Associação Nikkei de Vitória, em homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil. Cada árvore recebeu o nome de uma família japonesa. A cerejeira é a árvore símbolo do Japão. O local onde está o bosque foi cedido pelo empresário Erling Lorentzen, na propriedade da fazenda Fjordland – Cavalgada Ecológica Pedra Azul. Atualmente o local é mantido pelo Instituto Lorentzen, que recebe mais de três mil crianças de escolas públicas por ano. A intenção é de que no próximo ano, haja doações como entrada, que serão direcionadas às visitas das escolas públicas.

 

Cerejeiras japonesas encantam visitantes nas montanhas5Cerejeiras japonesas encantam visitantes nas montanhas 2As cerejeiras que florescem nas montanhas capixabas são as mesmas que encantam turistas de todo o mundo que visitam o Japão. Lá, as flores, também conhecidas com Sakurá, abrem logo após o inverno japonês, entre o final de março e início de abril. Aqui no Espírito Santo, as flores costumam aparecer durante o inverno, nos meses de julho e agosto.

Na última segunda-feira, o casal Cintya Salomão e Vinycios Ferreira, ambos com 37 anos, foram até a Rota do Lagarto com a filha Helena Salomão, 3, conhecer as cerejeiras. Eles, que moram em Vila Velha, ficaram encantados com as cores das flores e aproveitaram para fazer fotos com a família.

Engenheiro agrônomo Edimar Binotti, responsável pela Fazenda Noruega, informou que mesmo sendo propriedade particular, o local permanece aberto a visitação, de terça-feira a domingo, de 8 às 17 horas. Ele destacou que o público coopera com a limpeza do local e preserva as flores nas árvores.

Primeiras cerejeiras foram plantadas por japoneses em hotel de Vargem Alta

Idealizado por um grupo de japoneses, o Hotel Fazenda Monte Verde Golf e Resort, localizado em Castelinho, Vargem Alta, possui dezenas de árvores plantadas ao redor do lago, que é cenário de ensaios fotográficos durante todo o ano.

Cerejeiras japonesas encantam visitantes nas montanhas 3

Segundo o gerente do hotel, Paulo Uliana, no período em que as cerejeiras estão abertas, a procura é ainda maior. “Além dos nossos hóspedes, muitas pessoas vêm aqui só para ver as cerejeiras”, contou Paulo.

Ao redor do lago do hotel, há três variedades de cerejeiras: Himalaia, Okinawa e a Yukiwari. Essa última, segundo Paulo Uliana, significa “quebra de gelo”. Ela é sempre a última que floresce. “Essa espécie abre no final de agosto e início de setembro aqui no nosso hotel. As demais já estão florindo”, informou.

A primeira espécie que abre é a Himalaia, em seguida abre a Okinawa. Durante a florada, as árvores ficam totalmente sem folha, o que destaca ainda mais as flores de cores rosa e lilás. Cada espécie tem um tamanho diferente.

Atualmente, o hotel, que fica distante poucos quilômetros da região de Pedra Azul, não pertence mais ao grupo de japoneses, mas todos os anos eles vão ao hotel para colher as flores que caem das árvores, usadas para produzir um tradicional chá da cultura japonesa.

Quem não é hóspede também pode visitar o local, pagando um valor de R$ 20,00, que também dá direito a andar de cavalo, usar o pedalinho no lago, o salão de jogos, as quadras de esportes, visitar as cachoeiras e tirar fotos das cerejeiras.

Cerejeiras japonesas encantam visitantes nas montanhas 4Cerejeira plantada em 1982 produziu mudas para toda a região

Uma das cerejeiras mais antigas da região, que foi trazida do Japão e está plantada ao lado do lago do Hotel Fazenda Monte Verde Golf e Resort, está viva até hoje, mas já não possui o mesmo porte que antigamente. O diretor do hotel, Paulo Uliana, contou que centenas de mudas oriundas das sementes dessa primeira árvore serviram para disseminar a espécie na região.

“Eu mesmo já plantei e forneci sementes e mudas para muitas pessoas. Essa de 1982 foi a primeira plantada aqui, mas no ano de 2004 encomendamos 76 mudas, diretamente do Japão, para plantar ao redor do lago. Os pássaros também contribuem muito para espalhar as sementes ao redor”, contou Uliana.

Brasil possui plantios em vários Estados

No Brasil, há plantios de cerejeiras em diversos Estados. Um dos mais famosos é o do Parque do Carmo, localizado no bairro Itaquera, zona leste de São Paulo. Entre julho e agosto, 4.000 pés de cerejeiras florescem no local, propiciando um espetáculo que atrai milhares de visitantes. O projeto foi idealizado há quase 40 anos pelo imigrante Hisayoshi Kataoka, que inicialmente trouxera 500 mudas do Japão.

No Japão, a estimativa é de que existam perto de 200 espécies de cerejeiras, com flores que vão do vermelho ao branco, passando pelo rosa e pêssego. Poucas variedades de cerejeira conseguem se desenvolver no Brasil devido às variações climáticas entre os dois países.

As primeiras tentativas de plantios do Brasil ocorreram por volta da década de 70. Mas, foi só nos anos 80 que as mudas de cerejeiras passaram a ser vendidas e seu plantio se espalhou por diversos locais.

 

na fazenda da Fjordland – Cavalgada Ecológica Pedra Azul

Veja também

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)