Centro cirúrgico do hospital de Domingos Martins é fechado temporariamente
Publicado em 19/08/2022 às 17:36
Texto e foto: Julio Huber
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ISCMV), nova responsável pelo Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt, de Domingos Martins, fechou o centro cirúrgico da unidade hospitalar e suspendeu todos os contratos com médicos cirurgiões e anestesistas que atuavam no sistema de sobreaviso.
De acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa da Santa Casa, o centro cirúrgico já não realizava cirurgias ao ser incorporado, e o mesmo foi fechado por medida de segurança. “Estruturalmente, o local não possuía condições de realizar procedimentos. Destacam-se a falta de uma agência transfusional e a falta de equipamentos médicos fundamentais para a realização de cirurgias seguras na unidade”, informou a nota.
Devido ao fechamento do centro cirúrgico, os médicos cirurgiões e anestesistas que trabalhavam no sistema de sobreaviso foram dispensados. “Tendo em vista a Política Estadual de Saúde, na qual foram definidos territórios assistenciais, informamos que não haverá necessidade de manutenção de escala de sobreaviso, neste momento, uma vez que acidentes que porventura aconteçam na região deverão ser encaminhados para as devidas referências já pactuadas com a Secretaria de Estado da Saúde (SESA)”, destacou a nota da Santa Casa.
A ISCMV ainda informou que os casos de abdome agudo, por exemplo, deverão seguir a rede de referência pactuada através de Portaria Estadual. “O mesmo deve ocorrer com as demais linhas de cuidado, como Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outros. Assim, a população martinense e dos arredores não será desassistida”, garantiu a gestão do hospital.
Entretanto, os atendimentos realizados no Pronto-Socorro continuam normalmente, utilizando as devidas referências nos casos necessários. “É importante destacar que a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória preza pela vida e está trabalhando arduamente para a reestruturação da unidade, e para que todos os serviços sejam restabelecidos no hospital da forma mais rápida possível”, completou a nota da ISCMV. A previsão é de que o centro cirúrgico volte a funcionar no mês de setembro.