Centenário de vovó Cleta é festejado em Santa Isabel
Publicado em 29/07/2019 às 18:58
Na manhã deste domingo (28), no salão paroquial da igreja católica de Santa Isabel, ocorreu a festa dos 100 anos de vida da senhora Ana Cleta Ludwig Krohling, a vovó Cleta, como é carinhosamente chamada por todos da comunidade local.
Os festejos ocorreram após a celebração de uma missa, quando foi lido um resumo da vida de Dona Cleta, que recebeu os parabéns ainda dentro da igreja, embora seu aniversário tivesse sido na sexta-feira (26). Durante a festa que contou a presença de mais 500 convidados, a vovó recebeu de presente uma música feita em sua homenagem, o que emocionou muito os presentes.
Cem anos de vida em abundância
A passagem bíblica que se refere a uma vida abundante pode ser remetida à vovó Cleta, que ainda vive intensamente todos os momentos de sua vida. Leitora voraz, fã de vários jornais, revistas e livros, ela não passa o dia sem as suas leituras e, aquilo que mais lhe agrada enquanto lê, ela produz cópias, num caderninho que mantém na cabeceira de sua cama.
Dona Ana Cleta, nasceu na localidade de Rio Fundo, que hoje pertence ao município de Marechal Floriano, em 26 de julho de 1919. Filha de descendentes de alemães, seus pais tiveram seis filhos ao todo. Aos 8 anos de idade ela se mudou para a localidade de Costa Pereira, onde estudou e completou o curso primário.
Dona Cleta conheceu o senhor João Batista Krohling – hoje já falecido – com quem se casou. O casal teve quatro filhos, que se multiplicaram em cinco netos, oito bisnetos e dois tataranetos. Ela ainda lecionou entre os anos de 1941 e 1968, substituindo cunhados e irmã, em escolas de Marechal Floriano e Domingos Martins.
Filha bastante emocionada
Não é todo o dia que se completa 100 anos de idade. Uma das filhas de Dona Ana Cleta, Ana Eunice, muito emocionada, atendeu a reportagem do Portal Montanhas Capixabas e revelou sempre ter imaginado esse momento com a mãe. “É algo que não dá para descrever. Passar esse momento ao lado da minha mãe é algo divino”, relatou Eunice, que também agradeceu muito pelo carinho de todos.