Caso suspeito de coronavírus é investigado em Venda Nova do Imigrante
Publicado em 13/03/2020 às 21:18
Venda Nova do Imigrante é o primeiro município da Região Serrana do Estado a registrar um caso suspeito de coronavírus (Covid-19). De acordo com uma nota da Prefeitura, o resultado do exame para confirmar ou negar a contaminação estará disponível neste fim de semana.
Uma nota emitida pela assessoria da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante confirmou que o município registrou um caso suspeito de infecção pelo coronavírus. Assim que o resultado for disponibilizado, haverá uma atualização das informações.
A paciente estava fora do país e retornou recentemente. Ela recebe atendimento conforme protocolo do Ministério da Saúde. “É importante ressaltar que o município tem plano de contingência para lidar com os possíveis casos e, neste momento, a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde é que a população siga as medidas de higiene”, disse a nota da Prefeitura.
Como prevenir
Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.
Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão;
Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
Não compartilhar objetos de uso pessoal;
Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.