Casa é transformada em presépio natalino e vira atração em Marechal Floriano

Publicado em 09/12/2021 às 10:15

Compartilhe

Casa-e-transformada-em-presepio-natalino-e-vira-atracao-em-Marechal-Floriano-4

Texto: Cícero Modolo / Foto: Cícero Modolo

Um cenário de muita luz, habitado por uma família simples, onde o bebê descansa sobre a manjedoura e os pais vigiam a criança enquanto ela repousa tranquilamente. A descrição é bastante conhecida, especialmente no mundo ocidental, onde a maioria dos países tem suas raízes fincadas no cristianismo.

Em Marechal Floriano, esse cenário encanta quem passa pela casa da professora aposentada Elineia Stein Vieira Nunes e do servidor público aposentado Aldemir Vieira Nunes, na Rua Thieres Veloso, no Bairro Jarbinhas, centro da cidade. O casal se diz apaixonado pelo clima natalino. E essa paixão fez com que Elineia recebesse a decoração natalina como tradição, passado por gerações da sua família, começando pela avó, depois pela mãe e agora com ela.

“Eu monto esse presépio há 40 anos, que vem de geração da minha família. Veio da minha avó, passando para minha mãe e quando minha filha mais velha tinha um ano, eu comecei a montar o presépio. Eu sempre compro um presépio novo a cada ano para decorar minha casa no mês de dezembro, tenho vários modelos e tamanhos, e o que mais me motivou a dar continuidade a enfeitar a casa para o Natal foram as minhas filhas, sobrinhos e agora é o meu netinho Enzo”, relata Elineia.

A montagem do presépio ainda é no formato tradicional, com enfeites como musgo natural buscado na mata, segundo Aldemir, que arruma tudo com perfeição e com muita alegria para seu netinho, filhas, sobrinhos e todos moradores daquela rua, que ficam aguardando ansiosos o início das montagens dos preparativos. Quando chega dezembro, os vizinhos ficam perguntando: “vai montar o presépio esse ano?”.

Todos os anos, a montagem do presépio começa sempre no dia 6 de dezembro, e só é retirado no dia 6 de janeiro do ano seguinte, dia em que é celebrado o Dia de Reis. Esse dia é popularmente conhecido como o momento em que se encerram as celebrações natalinas e a árvore de Natal é desmontada. Porém, a data carrega consigo uma série de significados e é comemorada das mais diversas maneiras ao redor do mundo.

Uma curiosidade é que Dona Elineia elaborou um sistema para seu netinho saber quando será o dia do Natal: ela montou uma árvore sem enfeites, e todos os dias seu netinho Enzo coloca um enfeite. Quando ele puser o último enfeite, então será o dia de  Natal.

O casal é criterioso na hora de produzir os enfeites. “Nós tentamos ser coerentes. Cuidamos da iluminação, evitamos jogar itens de qualquer maneira e tentamos unir o religioso, com a construção do presépio, ao estilo da nossa tradição, que valoriza a presença do Papai Noel”, explicam.

O trabalho para deixar tudo pronto não foi fácil. O casal sempre optou por uma decoração mais tradicional, com a presença da Sagrada Família e do Papai Noel, adornados por detalhes como carpete, cerca e iluminação. A cena encanta os moradores. “São muitos objetos cênicos, algo que as pessoas só estão acostumadas a ver em shoppings. Então, todas as noites os moradores estão aqui fazendo fotos”, contam orgulhosos.

Veja também

intercâmbio

Intercâmbio tecnológico com Madagascar visa melhorar qualidade da pimenta-rosa capixaba

ELEIÇÕES (2)

Edu do Restaurante promete drone na agricultura e banheiro nas comunidades

fibra_gov-2

Rede de fibra óptica do Governo do Estado alcança a marca de 70 municípios atendidos

Esportes

Atleta capixaba conquista bronze em torneio internacional de taekwondo

UFRJ

Alunos de Afonso Cláudio participam de visita técnica no Rio de Janeiro

Pedra Bonita D2-4

Restaurante de Marechal Floriano concorre ao título de melhor restaurante a quilo do Brasil

Vports

Exportações do agro capixaba batem novo recorde

ELEIÇÕES (1)

Felipe Del Puppo promete mercado municipal, rua de lazer e videomonitoramento