Carretas com cargas gigantes afetarão o trânsito na BR-262 nesta semana
Publicado em 29/01/2018 às 12:51
O deslocamento das oito carretas com cargas superdimensionadas que serão transportadas até a cidade de Serra do Salitre, em Minas Gerais, terá sequência ao logo desta semana e deverá interditar a BR-262 em vários pontos.
Na manhã desta segunda-feira (29), os veículos estavam parados no pátio de um posto de combustíveis desativado, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Viana, de onde, gradativamente, seguirão viagem.
De acordo com um dos motoristas carreteiros responsáveis pelo transporte, Vanderlei Mendes da Fonseca, que trabalha com essa profissão há mais de 30 anos, ontem (28) eles saíram de Vitória por volta das 8 horas, circularam por cerca de 30 quilômetros com as carretas, e chegaram depois das 18 horas em Viana.
Ele fala sobre o deslocamento que será feito hoje e da expectativa de parada no Posto do Café, em Marechal Floriano. “Sempre é um desafio realizar esse tipo de trajeto, principalmente com oito carretas e uma equipe que fica responsável pela desobstrução da via. Nós ainda não temos ideia do tempo para faremos os 900 quilômetros, mas com certeza será mais de duas semanas, pois dependemos de alguns fatores, como a disponibilização da PRF durante o trajeto”, disse.
Vanderlei também conta sobre as dificuldades que serão enfrentadas no dia hoje ao longo trajeto. “Hoje será umas das grandes etapas, que é subir a Serra na BR-262, com várias curvas e com muitos locais que serão total interditados para o nosso deslocamento”, afirma.
Segundo os agentes da PRF, Nascimento e Vitorasse, que farão o acompanhamento do deslocamento, a previsão é de que não saiam todas as carretas ao mesmo tempo e sim de forma gradativa. “Agora pela manhã, deverão sair uma ou duas carretas, seguindo um cronograma da PRF e da empresa responsável pelo transporte. Ao longo de toda a semana poderão ocorrer interdições na BR-262”, relatam os policiais.
Segundo o inspetor da PRF Bubach, os motoristas que seguem diariamente pela BR-262, principalmente na Região Serrana do Estado, deverão ter mais atenção nos trevos principalmente onde não haverá semáforos funcionando para manter a segurança.
Buback acrescentou que será preciso calma dos motoristas. “Os motoristas devem se manter à direita e aguardar o momento quando houver autorização para ultrapassagem”, orientou.
Cargas são peças de uma fábrica de fertilizantes
As oito carretas que iniciaram o deslocamento na manhã de ontem (28) estão transportando cargas que fazem parte de uma fábrica de fertilizantes Espanhola desativada, compradas pela empresa Galvani Engenharia, para serem montadas na cidade de Serra do Salitre, em Minas Gerais, localizada na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Cada carreta transportará cerca 70 toneladas de peso total, com 5,8 metros de largura e 6,4 metros de altura. Os veículos trafegarão na velocidade entre 20 e 30 km/h, o que deixará o trânsito lento.