Carregando o nome de Domingos Martins sob duas rodas
Publicado em 03/03/2018 às 12:50
Representar o município de Domingos Martins em competições estaduais e nacionais de Mountain Bike (MTB) ao longo deste ano foi o objetivo traçado pelo ciclista Emerson Monhol, que vem intensificando seus treinamentos desde o final de 2017.
Emerson, que compete pela modalidade Cross Country Olímpico (XCO), na categoria máster sub 45, fala do planejamento e das expectativas para este ano. “Eu comecei no ano passado um treinamento com a equipe da Alta Performance, de São Paulo, voltado para o ciclismo, e associado a isso um trabalho de academia, para ter um preparo para competições”, disse o ciclista.
Para os treinamentos semanais, ele segue uma planilha composta por treinos de ciclismo e funcionais. São quatro treinos de ciclismo semanais, nas terças e quartas-feiras, em torno de duas horas. No sábado, a sequência leva em torno de três horas, e, no domingo, acontece o treino longo de quatro horas. A parte funcional é trabalhada duas vezes por semana, todas as terças e quintas-feiras.
Sobre as competições, ele já projeta um cenário muito competitivo, o que o motiva ainda mais. “Neste ano, a expectativa é de colher frutos tanto em nível estadual quanto nacional. No Estado, a minha categoria tem dois dos melhores competidores do Brasil e é uma categoria muito difícil, o que me incentiva ainda mais a estar bem mais preparado”.
Mesmo focado nos treinamentos, Emerson já fechou parcerias com oito empresas de Domingos Martins, que vêm lhe dando um suporte nos treinos, na alimentação e até na divulgação. “O apoio é importante por conta dos custos, porque quando você quer praticar um esporte de alto nível, e quer competir, você tem que se deslocar, se alimentar bem, ter um acompanhamento fisioterapêutico, e toda uma estrutura que gera custos. Isso nós dá um suporte maior”, conta Emerson.
COMPETIÇÕES – Com o objetivo de participar de competições na modalidade XCO em nível nacional, ele se prepara para as provas em circuito, com quatro voltas e cheia de obstáculos. “Nessa modalidade, quero participar do Campeonato Brasileiro, que ainda não tem uma data definida, algumas provas da Taça Brasil e nas competições estaduais, por exemplo, uma maratona que acontece no próximo dia 4 de março, em Domingos Martins”, afirma o ciclista.
EMPRESAS PARCEIRAS – Emerson conta com o apoio do jornal O Noticiário, do portal Montanhas Capixabas, da Drogaria Ecos Pharma, da academia Centro Treinamento Raphael Romão, do Auto Posto Martinense, além da Clínica Harmonie, da Sorella Picolé Artesanal, da Monhol Odontologia, do Odonto Pedal Team e do grupo do Mountain Bike Clube Cidade do Verde (MTBCCV).
MTB EM DOMINGOS MARTINS – Emerson participa do grupo Mountain Bike Clube Cidade do Verde (MTBCCV), também de Domingos Martins, que conta com outros destaques como os participantes Thiago Almeida Romaguera, Guilherme Stein Pires, Luiz Felipe Huber e o Arthur Assunção.
O grupo tem organizado vários eventos da modalidade no município, como o Campeonato Brasileiro, que aconteceu em 2017, e o XCO Cidade do Verde, que já faz parte do calendário esportivo anual da cidade. “Nosso grupo, todo ano tem organizado o XCO Cidade do Verde, na modalidade de Cross Country, que também deve ter o estadual realizado aqui em Domingos Martins, na pista localizada na antiga LBA, e estamos buscando trazer uma prova que irá pontuar para nível internacional”, relata Emerson.
Mais ações
O grupo também vem desenvolvendo várias ações voltadas para o ciclismo no município, como as criações do circuito de cicloturismo, da pista onde foi disputada o Campeonato Brasileiro e de uma pista de treino. Recentemente, também foi criada a pista pump, também na antiga LBA, num circuito de cerca de 50 metros, com várias ondulações, onde várias crianças andam de bicicleta sem pedalar e treinam suas habilidades.
ELEVAÇÃO DO TURISMO – Ele também comenta que o setor hoteleiro também tem ficado muito satisfeito com a modalidade, que traz para o município pessoas que respeitam a natureza. “O Campeonato Brasileiro de XCO foi muito importante para o turismo do município. Conseguimos consolidar o nome do município em nível estadual no polo do ciclismo, tanto que o Estado fez um levantamento das potencialidades das cidades, no qual Domingos Martins foi apontado como um dos focos para os investimentos na modalidade”, ressalta Emerson.
Quer participar?
Para aquelas pessoas que desejam iniciar no ciclismo, seja como uma atividade física ou para competir, Emerson lembra que o custo da bicicleta não é muito alto, e que a inicialização pode ser feita com passeios curtos, com todos os equipamentos de segurança, em trechos mais de baixada, onde o condicionamento físico pode ser melhorado.
“Com o tempo, as distâncias podem ser aumentadas gradualmente, tendo vários benefícios para o corpo, além de explorar mais as paisagens do município”, aconselha o ciclista.