Carreata comemora neste ano a Festa de Nossa Senhora da Penha em Marechal Floriano
Publicado em 26/04/2020 às 10:25
A tradicional festividade religiosa em honra à “Virgem da Penha” foi comemorada de forma diferente das décadas anteriores, desde a existência do evento. Em virtude do Coronavírus a homenagem à Nossa Senhora da Penha aconteceu no fim da tarde deste sábado (25) com uma carreata transportando a imagem da santa sobre a carroceria de um dos veículos.
Cerca de 20 carros de modelos diferentes – automóveis e caminhonetes – seguiram com os católicos rezando e cantando hinos por mais de três horas por todas as ruas da sede e bairros de Marechal Floriano. A carreata foi iniciada na parte lateral da Igreja Matriz de Sant’Ana e foi coordenada pelo pároco Marcos Brito, da Paróquia de Sant’Ana.
Muitas residências da cidade foram ornamentadas com toalhas brancas, azuis e rosas, além de arranjos de flores nas janelas e portas. A solicitação foi da Paróquia de Sant’Ana, como uma forma de saudar a todos os participantes anuais que em 2020 ficaram em suas casas devido a existência no Coronavírus.
Orações, como principalmente a Ave Maria e o Pai Nosso, foram recordistas na carreata, acompanhando um grande número de cânticos religiosos que também foram entoados pelos católicos conduzindo os veículos ou sentados ao lado. Sorridente o padre Marcos Brito não se cansou de rezar, cantar hinos e ainda prestigiar as pessoas nas ruas com sorrisos e cumprimento manual.
Para o católico, José Schneider, que registrou produzindo vídeos, a carreata de Nossa Senhora da Penha, considerada como a “Padroeira do Espírito Santo” substituiu a festa anual e a imagem de Nossa Senhora da Penha, sobre um dos veículos na parte frontal, atraiu a atenção dos florianenses católicos.
“Foi uma atitude merecedora de elogios essa carreata porque na atualidade não podem ser formadas junções de pessoas devido os problemas da chegada aqui do Coronavírus, então o que foi realizado, além de perfeito, substituiu a celebração interna, que nos deixa saudosos”, afirma o católico.
Para o católico, Natalino Bianchi, a carreata substituiu a celebração de Nossa Senhora da Penha com ampla perfeição, já que todos cantaram e rezaram normalmente como se estivessem no interior da Igreja de Sant’Ana, de onde saiu a imagem de Nossa Senhora da Penha. “Tudo foi realizado em honra a nossa Virgem da Penha que vai acabar com esse problema mundial ao lado de Jesus Cristo”, disse.