Carnaval em Marechal Floriano foi momento de saúde e bem-estar com arteterapia para crianças
Publicado em 17/02/2024 às 18:23
O Carnaval em Marechal Floriano também foi um momento de saúde. Durante a última semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), promoveu ações de arteterapia para as crianças que fazem acompanhamento psicológico na rede municipal de saúde. O projeto teve como tema o Carnaval da cidade.
Durante a sessão, as crianças puderam desenvolver máscaras, adereços carnavalescos e aprender sobre a cultura brasileira municipal. O intuito da ação é interagir de forma diferente com os pequenos, incentivando a criatividade, estimulação da coordenação motora e concentração. Dessa forma, é possível trabalhar sentimentos e emoções através da arte.
A psicóloga clínica Francini A. Martins conta que as sessões podem ser individuais ou em grupo, atendendo diversas idades e proporcionando reflexões, redução de estresse e enfrentamento de situações desconfortáveis. Segundo a psicóloga, essa modalidade terapêutica contribui para a compreensão de dificuldades e oferece ferramentas para resolução de problemas.
“Gosto de trabalhar o lúdico e a arte com as crianças, pois além de fortalecer o vínculo terapêutico, os pacientes expressam de forma mais espontânea, se abrindo mais e permitindo progressos importantes na psicoterapia”, disse Francini Martins.
As práticas integrativas e complementares têm ganhado espaço na psicologia, como é o caso da arteterapia. Essa abordagem utiliza a expressão artística para explorar a criatividade e o autoconhecimento, sendo agora oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) devido aos benefícios comprovados.