Gastronomia
Carbonade
Publicado em 27/02/2023 às 09:44
Este prato é oriundo do norte da França e preparado para 5 ou 6 pessoas utilizando 1 kg de cubos médios de músculo bovino temperados com um pouco de sal e pimenta do reino moída na hora, que deverão ser selados em uma panela quente com um pouco de azeite até ficarem com todas suas faces coradas.
Reserve-os à parte e, na mesma panela, frite 200 g de bacon em fatias e, em seguida, 4 cebolas médias cortadas fininhas ou à julienne (em finos bastões). Deixe caramelizar bem as cebolas tomando cuidado para não queimar.
Retorne a carne para a panela, polvilhe duas colheres de sopa de farinha de trigo peneirada e dê uma boa mexida para incorporar. Adicione uma lata (355 ml) de cerveja preta (eu usei malzibier) e uma quantidade de caldo de carne (pode ser um cubinho diluído em água!) até cobrir todos os ingredientes.
Coloque ainda um bouquet garni (um amarrado com uma folha de louro, um ramo de tomilho e um de alecrim) e ponha, por cima de tudo, 3 fatias de pão italiano com espessura de um dedo, com mostarda espalhada em uma de suas superfícies, fazendo com que fiquem embebidas no caldo.
Deixe cozinhar em fogo bem baixo na panela tampada por umas 3 horas, mais ou menos, ou até a carne ficar macia (pode ser feita na panela de pressão, também, só que com 40 minutos na pressão a carne já amaciou!): de vez em quando dê uma olhada para verificar se não está queimando o fundo!
Dê uma boa mexida e, se achar necessário, coloque mais um pouco de água fria e volte para o fogo. As fatias de pão irão se desmanchar e darão uma ótima consistência ao molho. Corrija o sal, retire o bouquet garni e sirva bem quente, acompanhada ou por um purê de batatas ou uma polenta ou uma massa ao “alho e óleo” (talharim, fetucine, penne, etc.) cozida ao dente ou outro acompanhamento que mais lhe agradar (legumes cozidos, batatas assadas, etc.).
Harmoniza muito bem com vinhos tintos encorpados, como os argentinos da uva malbec, por exemplo! Bom apetite e até a próxima!