VIDA SAUDÁVEL

Vida Saudável

Câncer de mama: nunca é demais lembrar sobre essa doença mortal

Publicado em 05/10/2022 às 15:03

Compartilhe

Colunas-Montanhas capixabas-Vida_Saudavel2
Imagem: gov.br

Outubro já é conhecido mundialmente como o mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. 

O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. Sendo assim, conheça mais sobre a campanha e sobre essa doença que mata milhares de mulheres todos os anos.

O que é?

É o tipo de câncer que acomete com mais frequência a mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno.

Como a mulher pode perceber a doença?

O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja, e também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Porém, vale lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

Como descobrir a doença mais cedo?

Toda mulher com 40 anos de idade ou mais deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!

O que é o exame clínico das mamas?

É o exame das mamas realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame podem ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.

O que é mamografia?

É um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.

O que pode aumentar o risco de ter câncer de mama?

Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

O autoexame previne a doença?

O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse procedimento não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Assim, caso a mulher observe alguma alteração, deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Desta forma, mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.

O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?

Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

Fonte: Ministério da Saúde

Veja também

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas

detran

Detran|ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2025

estudante freepik

Espírito Santo alcança seu melhor desempenho na OBMEP 2024

Afonso-claudio

Fortes chuvas destroem ponte provisória e derrubam barreira em Afonso Cláudio

arte e cronica

A Mega da Virada e o sonho brasileiro

Últimos artigos de Vida Saudável

Doença do ombro congelado atinge mais pessoas entre 40 e 60 anos de idade

Novos tratamentos revolucionam o cuidado de pacientes com dores crônicas

Homens 40+ sofrem com a queda na produção de testosterona

Entenda os tipos de diabetes e como eles afetam a sua saúde

Síndrome Miofascial tem afetado mais jovens pelo uso excessivo de tablet