Câmara Federal concede título de Capital Nacional do Inhame a Alfredo Chaves

Publicado em 17/08/2018 às 11:20

Compartilhe

O município de Alfredo Chaves está perto de conquistar oficialmente o título de Capital Nacional do Inhame. Na última semana, a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de Lei 6809/17, do deputado federal Lelo Coimbra (MDB), que concede o título de Capital Nacional do Inhame ao município de Alfredo Chaves. O texto, aprovado em caráter conclusivo, segue para aprovação do Senado.

O que motivou o deputado a apresentar o projeto foi o fato de o Inhame São Bento ser uma espécie única, identificada pelo agricultor e diretor executivo da Associação de Produtores de Inhame São Bento do Espírito Santo (Apisbes), Jandir Gratieri, a partir de 1989. A espécie é um hibrido natural entre o inhame chinês e o inhame-do-brejo.

O primeiro cultivo do inhame genuinamente capixaba foi registrado no Registro Nacional de Cultivares, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em 2008, pelo Incaper e denominado São Bento, em virtude do local onde foi selecionado o tubérculo. O inhame São Bento é uma raiz tuberosa com produtividade 30% superior às variedades tradicionais cultivadas no Espírito Santo.

Por apresentar plantas vigorosas e rizomas de excelente aspecto, o inhame São Bento tem um potencial comercial muito grande, atendendo às exigências dos consumidores. Sua produtividade média alcança 20 toneladas por hectare, sendo cultivado em diversas altitudes, o que resulta em diversas safras ao longo do ano, emprestando ao cultivo destaque no cenário nacional para o Espírito Santo.

O produto é uma das principais fontes de renda para 600 famílias do distrito de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves. O município é o maior produtor de inhame do País, com uma safra de 50 mil toneladas por ano.

A concessão do título de Capital Nacional do Inhame confere ao município um reconhecimento pelo destaque no cultivo do inhame. Isso fortalece a cadeia produtiva, atrai investimentos e incentiva o turismo local.

Veja também

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses