Cafés especiais em alta: agricultores são premiados em concursos de qualidade

Publicado em 02/11/2019 às 11:26

Compartilhe

Planejamento, manejo de pragas e doenças, adubação adequada, investimento em qualidade e utilização das variedades desenvolvidas ou recomendadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) são alguns segredos para a produção de café de qualidade. E para reconhecer os melhores cafés, foram realizadas premiações em Ibitirama, Afonso Cláudio e Iúna.

Os eventos contaram com diversas palestras que contribuíram para oferecer conhecimentos técnicos aos produtores, além de cupping técnico: os cafés foram provados por profissionais e expostos ao público e aos compradores.

Para produzirem café de qualidade, os agricultores capixabas recebem orientações do Incaper. “A atuação do Incaper consiste em atendimento de maneira individual, visita técnica e a realização de diversos eventos” explicou o coordenador do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper em Afonso Cláudio, Victor dos Santos Rossi.

Os cuidados na seleção de variedades melhoradas, na condução das lavouras, colheita e pós-colheita são fundamentais para a produção de um café de qualidade.

Afonso Cláudio

Afonso Cláudio produz cafés especiais há mais de 50 anos e prevê uma produção de 295 mil sacas de café arábica e conilon. Segundo Rossi, os cafés do município são exportados para diversos países do mundo. “A produção deve ter foco na sustentabilidade: uso racional de insumos químicos, conservação do solo e proteção do meio ambiente. Esse evento reconhece a importância da cafeicultura. É um incentivo para que mais agricultores invistam em cafés especiais, agrega valor, melhora a renda e a qualidade de vida das famílias”, disse o extensionista do Incaper. Com foco nos agricultores familiares que produzem e comercializam cafés de qualidade no município, o Prêmio Cafés Especiais reconheceu as melhores amostras de Afonso Cláudio.

Ibitirama

Em Ibitirama, a premiação dos melhores cafés do município reuniu 250 participantes. A Mostra de Cafés Especiais elegeu os melhores grãos, que atingiram pontuações elevadas, comprovando a qualidade da cafeicultura do município. Com uma produção anual de 160 mil sacas, Ibitirama tem na produção de café arábica sua principal atividade econômica.

Iúna

Em Iúna, a mostra de cafés especiais contou com 200 participantes. A divulgação e premiação do V Concurso Municipal de Qualidade do Café incentiva os cafeicultores do município a produzirem cafés de excelência. É um reconhecimento àqueles que adotam as tecnologias recomendadas pelo Incaper. O município foi o primeiro do Estado em produção de café arábica: colheu uma safra de 400 mil sacas em 2018 e a previsão é de colher 250 mil sacas em 2019, segundo dados do IBGE.

Conheça os vencedores de cada município clicando aqui.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido