Café especial já é destaque de Marechal Floriano, com 10 mil sacas por ano
Publicado em 24/03/2019 às 11:13
Tomar um cafezinho com os amigos ou saboreá-lo numa tarde em casa são ações que é a cara da rotina dos brasileiros. O café é uma das paixões gastronômicas do país e é grande propulsor para a economia, inclusive em Marechal Floriano. Neste cenário, produtores estão indo além do cultivo do café arábica comum, mas dedicando tempo e técnica específica para produzir um café especial.
Em Marechal Floriano, cerca de 80 cafeicultores produzem o produto diferenciado. São cerca de 10 mil sacas por ano. Segundo o secretário municipal de Agricultura, Sérgio Stein, isso equivale a, aproximadamente, R$ 5,5 milhões em vendas.
“A maioria deste montante é comercializada para o mercado externo”, explicou, destacando que o município apóia o setor com manutenção de estradas, de caixas secas e de parcerias com órgãos de assistência como o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
O café especial é produzido em menor quantidade, sendo seu processo produtivo mais trabalhoso. Os tratos especiais vão desde o desenvolvimento da planta até a torrefação.
Entre os 80 produtores de café especial no município, um que conhece bem este mercado é o produtor José Carlos Velten. Desde os dez anos de idade ele trabalha com os pais plantando café e, após constituir família, continuou como produtor. São 32 anos trabalhando no ramo.
DEDICAÇÃO – Hoje, das sacas beneficiadas anualmente por ele, cerca de 40% são de café especial. Ele explica que o produto é diferenciado e consegue agregar um valor maior por saca. “Fazemos uma coleta seletiva só dos grãos maduros. Eles são levados para a máquina de descascar e, posteriormente, levado ao terreiro suspenso para secar. Esse processo não acontece com o café comum”, explica Velten.
Toda a dedicação tem rendido resultados em premiações. Em 2018, Velten ganhou o 15º concurso de Qualidade do Café de Marechal Floriano. Também em 2018 ficou entre os 150 melhores cafés do Brasil no Coffee Of The Year, que aconteceu no ano passado, na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte. Em 2017, o produtor ganhou o prêmio RealCafé/UCC 2017 como o melhor café das Montanhas Capixabas.