Café da manhã reúne dezenas de mulheres em Domingos Martins
Publicado em 08/03/2018 às 14:19
O Dia Internacional da Mulher foi comemorado com um café da manhã especial em Campinho, sede de Domingos Martins. Dezenas de mulheres, representantes de diversos segmentos, foram recebidas de uma forma especial na Praça Dr. Arthur Gerhardt, a principal do município.
A iniciativa partiu do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Sindicato Rural Patronal, da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Saúde. Todas as mulheres que passavam pela rua eram convidadas a participarem do farto café da manhã, e de sorteios de diversos brindes doados por comerciantes.
Um grupo de mulheres policiais também esteve presente. A soldado Elizângela Huber falou da importância da valorização feminina. “Essa é uma iniciativa importante, pois reúne mulheres de diversas profissões e regiões. Não importa o que a mulher faça em sua vida, mas todas elas têm um potencial para fazer mais do que elas imaginam. As mulheres precisam acreditar no seu potencial e sempre buscar seus sonhos, independente das dificuldades”, afirmou a soldado.
A doméstica Maria de Lurdes Ferreira Holz, 49, moradora da Sede, contou que ficou sabendo da comemoração pela sua filha. “Está animada a programação e essa é uma forma de valorizar as mulheres. Estou gostando muito e valeu a pena vir”, disse.
A aposentada Anália Pimentel, 86 anos, moradora de Biriricas, contou que a data de hoje serve para ela relembrar toda a sua vida. “Eu vejo que as mulheres hoje são mais valorizadas que antigamente. Elas ocupam cargos importantes. E quero ver uma boa governante mulher. Já fiz muita coisa na minha vida e já participo há mais de 26 anos do grupo da terceira idade, que deveria ser muito mais valorizado”, afirmou.
Outra aposentada que estava participando do café da manhã foi Erika Khun Teixeira, 73. “Eu estava na rua e vi o movimento. Gostei muito dessa surpresa e achei muito bonito. É muito bom ver essa valorização”, contou.
A diretora de mulheres do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Adir Chagas Klein, explicou que há vários anos ocorre uma programação no Dia das Mulheres. Antes era realizado um almoço, mas esse ano a organização resolveu fazer um café da manhã na praça, para que todas as mulheres pudessem participar.
“Queremos que esse momento seja importante para as mulheres. Queremos passar a mensagem de que temos que dar um basta à violência contra as mulheres. Um gesto de violência gera violência, então, as mulheres e os homens precisam se conscientizar disso. Algumas participantes hoje estão vestidas caracterizando algumas mulheres importantes para o Brasil e que tiveram um papel de destaque”, explicou.
O presidente do Sindicato Rural Patronal de Domingos Martins e Marechal Floriano, Flávio Wruck, falou da importância da mulher para a agricultura. “A mulher é um importante pilar da propriedade. Às vezes elas trabalham até mais que os homens e desempenham um papel importante no agronegócio, um exemplo são as inúmeras agroindústrias tocadas pelas mulheres”, destacou.
Além do café da manhã, uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde estava aferindo pressão arterial e realizando testes de glicemia capilar, de HIV e Sífilis. “Hoje estaremos aqui pela manhã, mas quem quiser, pode passar no posto para realizar esses e outros exames”, destacou a enfermeira Ellen Favero.