Cadastro cultural em Marechal Floriano poderá ser usado para acesso a auxílio federal
Publicado em 29/07/2020 às 11:43
Marechal Floriano está cadastrando artistas e entidades culturais do município. Além de mapear o setor em toda a cidade, esse banco de dados também vai poder orientar o acesso ao auxílio financeiro ao setor, através da lei federal que ficou conhecida como “Aldir Blanc” e visa socorrer o segmento no contexto da pandemia provocada pelo Novo Coronavírus.
A pandemia da Covid-19 vem provocando forte impacto nas mais diversas atividades da sociedade. Na área cultural, a suspensão das iniciativas e atividades é intensa, já que pressupõe reunião de pessoas e, em alguns casos, até aglomerações, caso dos shows e eventos. Com isso, entidades culturais, produtores e artistas estão literalmente sem condições de atuar e, consequentemente, sem conseguir renda para seu sustento e dos seus familiares.
“Desde o início dessa pandemia que não consigo fazer nenhuma apresentação, claro que entendo a importância do afastamento social, mas quem depende exclusivamente dessa atividade tem passado por um grande aperto”, contou um músico de Marechal Floriano, que costumava se apresentar em toda a região. Ele pediu para não ser identificado.
A responsável pelo cadastramento em Marechal Floriano é a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, o objetivo do cadastramento é a criação de um banco de dados específico dos artistas, produtores e espaços culturais do município.
A assessoria acrescentou que os profissionais cadastrados poderão obter – futuramente – o auxílio financeiro disponibilizado pela Lei Federal de n° 14.017, conhecida como Lei Aldir Blanc, que visa ajudar profissionais da cultura que perderam renda em decorrência da pandemia do Coronavírus.
Devem fazer o cadastro artistas, técnicos, produtores, artesãos, espaços culturais, cooperativas, associações culturais, dentre outras designações culturais de Marechal Floriano.
O CADASTRO – O cadastro pode ser feito de duas formas: presencialmente de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h, no Museu do Imigrante, ao lado da Praça José Henrique Pereira.
Outra forma de se cadastrar é virtualmente através da ficha de inscrição, disponível no link: http://www.marechalfloriano.es.gov.br/downloads/cadastrocultutalmunicipal.doc e em seguida preenche-la e encaminhar para o email: [email protected], junto com fotos ou vídeos para comprovar os serviços culturais.
A assessoria de comunicação informou ainda que em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Prefeitura através do telefone: (27) 3288-1419 ou do e-mail: [email protected], ambos da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).