Busca por casos de hepatite viral, diabetes e HIV na antiga estação ferroviária de Marechal Floriano
Publicado em 20/07/2018 às 11:00
Uma equipe formada por sete enfermeiros e auxiliares da Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Floriano, se encontra na manhã desta sexta-feira (20), na plataforma da antiga estação ferroviária, atual Casa Cultural Clara Luíza Hulle Pereira, para procedimentos de saúde voltado a toda a população, independendo da idade. Todo o serviço é gratuito.
A enfermeira Ursula Diogo Bersot, informou que o encontro com a população faz parte da Campanha da Hepatite Viral, que é desenvolvida de várias formas para os moradores de Marechal Floriano. Ela explica que no local acontece a coleta do sangue para diversos testes.
“Os procedimentos são iniciados pela aferição da pressão arterial”, comenta Ursula, informando que, em seguida, caso não haja desencontros no resultado, acontece a coleta de sangue que é utilizado para detectar glicemia capilar pelo teste de glicose, e testes rápidos para a presença de diabetes, na busca ativa da hepatite, HIV, e sífilis.
“Trabalhamos pela saúde da população e o resultado dos testes é momentâneo”, disse Ursula, informando ainda que pelo menos 40 pessoas haviam procurado a equipe até as 10 horas, para ser submetido aos testes. “O nosso objetivo é detectar casos em tempo para o paciente chegar mais rápido ao tratamento”.
Ursula informa ainda que este trabalho é realizado com normalidade pela Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Floriano, normalmente na Policlínica Ary Ribeiro da Silva de segunda a sexta-feira das 7h30min às 13 horas. “O nosso grande objetivo é buscar a saúde para a população florianense”, concluiu a enfermeira Ursula, ressaltando que o Dia D da campanha é 28 de julho.