Brasileiros deportados dos EUA chegam ao País em novo voo de repatriação
Publicado em 11/04/2025 às 14:14

Foto: FAB/Divulgação
Um novo grupo de brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarcou nesta sexta-feira no Brasil, em consequência da política migratória adotada durante o governo de Donald Trump. O voo, com 96 repatriados, chegou ao Aeroporto de Fortaleza às 9h10.
A Polícia Federal no Ceará informou que um dos passageiros, que possuía mandado de prisão em aberto, foi preso assim que chegou ao país.
Os repatriados, que desembarcaram algemados pelas autoridades americanas, foram encaminhados a um posto de atendimento humanizado para receber os primeiros cuidados.
Após o desembarque em Fortaleza, o grupo seguiu em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), com previsão de chegada por volta das 15h.
De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, este é o quinto voo com deportados recebido em Fortaleza e o sexto que chega ao terminal de Confins. Os repatriados serão acolhidos em uma sala exclusiva, preparada para esse tipo de recepção. O primeiro voo da operação chegou ao país pelo Aeroporto Internacional de Manaus, com 88 brasileiros a bordo.
Para auxiliar no deslocamento dos repatriados até suas cidades de origem, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibilizará 50 passagens rodoviárias: 30 destinadas aos que chegaram por Fortaleza, com destino às regiões Norte e Nordeste, e outras 20 para os que desembarcaram em Confins, com destino às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.
Os deportados terão acesso a uma série de serviços, incluindo alimentação, higiene, atendimento médico, suporte psicossocial, orientação sobre direitos e encaminhamento para serviços públicos. Também será oferecido apoio logístico para o deslocamento até suas cidades de origem e, caso necessário, acolhimento temporário.
Fonte: Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil