Brasil prioriza definição de critérios claros para novos países parceiros no Brics

Publicado em 22/10/2024 às 09:10

Compartilhe

Screenshot 2024-10-22 at 09-06-33 Brics posição do Brasil é definir critérios claros para decidir quem poderá entrar como país 'parceiro' Política G1

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República via BBC

Nas discussões sobre a criação de uma nova categoria de membros do Brics – a de países “parceiros” – diplomatas brasileiros enfatizam que, para o Brasil, a definição dos critérios exigidos para a adesão é mais relevante do que a escolha dos países em si.

Nesta semana, os líderes do Brics se reúnem em Kazan, Rússia, para tratar, entre outros assuntos, da expansão do bloco além dos membros permanentes (detalhes da cúpula abaixo). A partir de janeiro do próximo ano, o Brasil assumirá a presidência do Brics, com foco em temas como o combate à fome e o desenvolvimento sustentável.

A discussão sobre a criação dessa nova categoria teve início em 2023, durante a cúpula em Joanesburgo, e, desde então, os critérios de admissão vêm sendo debatidos pelos diplomatas.

Devido a um acidente doméstico no último fim de semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da cúpula de forma virtual, enquanto o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, liderará a delegação brasileira em Kazan.

  • Cerca de 30 países, segundo a diplomacia brasileira, já demonstraram interesse em ingressar no Brics como “parceiros”. Entre eles estão Venezuela, Cuba, Nicarágua, Nigéria, Argélia, Turquia e Marrocos.

O anúncio oficial dos países parceiros dependerá da aprovação dos critérios, que ainda estão em fase de negociação. “Por enquanto, estamos focados em definir esses critérios, o que para o Brasil é a etapa mais crucial”, disse ao g1 uma fonte do governo envolvida na cúpula.

Segundo essa fonte, a decisão final será dos chefes de Estado dos países do Brics, já que se trata de uma deliberação de “alto nível”.

Na semana passada, em coletiva sobre a participação do Brasil na cúpula de Kazan, Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, afirmou que a discussão sobre os critérios já se encontra em “estágio avançado”.

Fonte: G1

Veja também

Edicao-2023

O uso sustentável da madeira nativa será o destaque na Espírito Madeira 2024.

tempo DM

Fim de semana começa com chuva isolada em algumas regiões do Espírito Santo

DESARTRE DE MARIANA

Espírito Santo firma acordo para reparação completa e definitiva dos danos causados pelo desastre de Mariana

Majestic arctic mammal looking at camera, tranquil scene generated by artificial intelligence

Estudo alerta que a crise climática expõe ursos polares a novas doenças

WhatsApp Image 2024-10-23 at 09.12.03 (1)

Incaper exibe 34 estudos no 48º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras.

Closeup of hand holding pen and filling out questionary form on table

Enem 2024: o número de inscritos ultrapassa em 10% o total registrado em 2023

xr:d:DAEv6dzGt20:2926,j:1251830566,t:23032117

Poliomielite: Ministério da Saúde enfatiza a importância da vacinação

WhatsApp Image 2024-10-24 at 11.39.01

Espírito Santo amplia o acesso à mamografia de rastreamento para todas as mulheres a partir dos 40 anos