BPTRAN divulga resultados das fiscalizações durante a Operação Verão
Publicado em 06/03/2023 às 16:10
O Batalhão de Polícia de Trânsito divulgou na última sexta-feira (03), os resultados obtidos nas fiscalizações de trânsito durante a Operação Verão 2023. Houve recorde no número de testes de alcoolemia realizados.
Compreendida entre os meses de dezembro a fevereiro, a Operação Verão abrangeu todas as Unidades da Polícia Militar em todos os municípios do Estado. Durante o período, houve reforço no emprego do efetivo nas operações.
Para o BPTran não foi diferente: o número de operações aumentou e, consequentemente, os resultados.
O foco principal das operações teve como a Lei Seca, com o intuito de desestimular motoristas que bebem e assume a direção, infração que, infelizmente, é bastante comum durante essa época do ano.
Durante as 220 operações, 19809 condutores foram abordados. Destes, 12430 foram submetidos ao teste de alcoolemia, um recorde na história da PMES, graças aos novos etilômetros passivos adquiridos recentemente. Além dos 37 flagrados pelo equipamento, outros 1462 motoristas recusaram-se a ser submetidos ao bafômetro e sofreram as sanções previstas na legislação: suspensão da CNH por 12 meses, com a consequente necessidade da realização de curso de reciclagem, quase R$ 3.000,00 de multa pela infração gravíssima e a obrigação de apresentar condutor apto a conduzir o veículo para que este pudesse ser liberado.
“Condutas irresponsáveis como beber e dirigir ou negligenciar as normas de circulação e segurança potencializam o aumento do número de sinistros”, disse o Tenente-Coronel Fonseca, comandante do BPTran, referindo-se às inúmeras infrações e recusas durante as fiscalizações. “Foram quase oito mil autos de infração confeccionados e milhares de testes realizados. Apesar do empenho, tivemos um aumento de 15% no número de acidentes durante o período, três deles fatais”, destacou o tenente coronel.
Embora tenha terminado a Operação Verão, as fiscalizações do BPTran seguirão em ritmo acelerado, ainda com especial foco na alcoolemia, mas sem deixar de observar os demais fatores de risco no trânsito, como uso do celular enquanto dirige e a condução por inabilitados.
O BPTran atua em toda Região Metropolitana, todos os dias, nos mais diferentes horários.
Fonte: PMES