Bitcoin: a revolução de investimentos que conquistou o mundo

Publicado em 05/01/2022 às 09:20

Compartilhe

Bitcoin-Loophole

Foto: Divulgação

Surgido em 2008, como uma resposta à crise financeira da época, com a ideia de substituir o dinheiro físico, o Bitcoin vem revolucionando o mercado financeiro nos últimos anos. A elevação constante do seu preço tem atraído cada vez mais pessoas a investirem na mais famosa criptomoeda do mundo.

A criptomoeda apareceu pela primeira vez em um artigo publicado por Satoshi Nakamoto, um pseudônimo que até hoje não se sabe se é uma pessoa ou um grupo de pessoas. O texto descrevia como funcionava esta moeda digital e criava o sistema que posteriormente passou a ser chamado de “blockchain”, que é como um livro-razão que registra todas as operações.

O Bitcoin é uma forma de dinheiro eletrônico peer-topeer (ponto a ponto) que pode ser transferida sem o intermédio de instituições financeiras. Na prática, isso significa que dois indivíduos, mesmo morando em países diferentes, podem enviar BTC um para o outro sem precisar de um banco ou de uma empresa de remessa internacional.

As transações são confirmadas na blockchain, um banco de dados enorme que registra todas as negociações dos usuários. Essa tecnologia nasceu junto com o Bitcoin, e funciona de tal forma que os próprios participantes são os auditores da rede. Quer começar a investir? Clique aqui!

DIFERENÇA DE MOEDA DIGITAL – A principal diferença entre Bitcoin, demais criptomoedas e Moedas Digitais de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês) é a forma de emissão e distribuição.

O BTC e as altcoins (termo usado para identificar qualquer criptomoeda diferente do Bitcoin) são descentralizadas. Ou seja, não há governo ou país no controle. As regras, portanto, são ditadas pelos envolvidos nos projetos, bem como pelos usuários. As moedas digitais de bancos centrais, por outro lado, são emitidas e distribuídas por órgãos governamentais. Na prática, portanto, uma moeda digital emitida por um Banco Central é uma cópia virtual do dinheiro corrente do país. Seu valor, portanto, é determinado por uma autoridade monetária. É diferente das criptomoedas descentralizadas, cujos preços variam conforme a lei da oferta e da procura.

Veja também

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses