Biomas Mata Atlântica estimula a ampliação de práticas sustentáveis na agricultura
Publicado em 30/12/2017 às 09:54
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), realizou, no ano de 2017, várias ações voltadas para a difusão de técnicas e multiplicação de resultados de pesquisas dentro do Projeto Biomas-Mata Atlântica.
Ao todo foram realizados três dias de campo: Sistemas Agroflorestais (Saf’s), Área Preservação Permanente, Reserva legal e aroeira. Mais de 200 pessoas participaram das ações, que foram realizadas na área experimental do Projeto Biomas – Mata Atlântica, localizada em Linhares, Norte do Estado.
Outra ação positiva foi a coleta de sementes e mudas nativas da Mata Atlântica que foi realizada em 2 módulos e aconteceu na Reserva Natural Vale, com 35 participantes, que tratou sobre desenho e implantação de Sistemas Agroflorestais, além do manejo ocorrido na Fazenda Ouro Fino em Jaguaquara, na Bahia, com aproximadamente 40 participantes.
Houve também o encontro dos líderes dos projetos para apresentação de resultados com quase 30 participantes, além das reuniões do Grupo de Trabalho da Aroeira (GT Aroeira).
Para a bióloga do Incaper e coordenadora do Projeto Biomas Mata Atlântica no Espírito Santo, Fabiana Ruas, as ações de pesquisa casadas com as de Assistência Técnica e Extensão Rural são fundamentais para buscar soluções para os produtores rurais, como materiais genéticos de boa qualidade, inovação e agregação de valor aos produtos agrícolas e florestais.
“Propomos modelos de produção amigáveis para com o meio ambiente, nos quais se propicia aumento de renda associado à conservação do solo e da água. Os eventos são essenciais para fazermos a difusão dessas técnicas, multiplicação dos resultados das pesquisas, fazendo com que estas cheguem até o campo onde tudo isso tem que acontecer”, ressaltou Fabiana.
Sobre os Saf’s
Os cursos e capacitações sobre SAF foram realizados com o objetivo de promover a troca de informações como forma de estimular a ampliação da adoção de práticas sustentáveis na agricultura. O público-alvo foram os produtores rurais, técnicos do Incaper dos municípios envolvidos e alunos das escolas agrícolas da região.
“Os eventos realizados foram pensados de modo a facilitar a participação dos agricultores e também visando à continuidade no processo de discussão e envolvimento dos mesmos até a consolidação dos conhecimentos adquiridos por meio de experiências práticas de implantação nas propriedades”, salientou a bióloga.
{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}
Sobre a aroeira
Os cursos de capacitação para plantio, manejo e colheita da Aroeira têm como público-alvo os técnicos do Incaper, viveiristas, produtores rurais, extrativistas e outros parceiros. Estes serão responsáveis por multiplicar a informação, repassando o conhecimento adquirido no referido curso para os produtores rurais.
“Os dias de campo foram realizados como forma de mostrar na pratica os resultados que podem ser obtidos a partir das pesquisas desenvolvidas no Projeto Biomas, dando chance do produtor rural adquirir conhecimento necessário para colocar em prática em suas propriedades, multiplicando conhecimento”, disse Fabiana.
Perspectivas de ações para 2018
Para 2018 estão previstos dois Curso Adequação Ambiental de Propriedades Rurais, um para a Região Norte do Estado e outro para a Região Sul ou Metropolitana, e o terceiro módulo do Curso de Capacitação em Sistemas Agroflorestais. Além disso, está prevista a implantação de 20 Unidades de Observação sobre aroeira e Saf’s.
Sobre o Biomas
O Projeto Biomas é um projeto de pesquisa realizado nos 6 biomas brasileiros, com a missão de apresentar aos produtores rurais modelos de uso da árvore com fins econômicos e ambientais. Para isso, são pesquisadas formas de uso da árvore, seja em Áreas de Preservação Permanente (APP), Área de Reserva Legal (ARL), ou mesmo em Áreas de Sistemas Produtivos (ASP). “Os resultados de pesquisa poderão contribuir para futuras discussões visando ao aprimoramento da legislação ambiental brasileira”, finalizou Fabiana.
Saiba mais sobre o Projeto Biomas acessando o link: http://www.projetobiomas.com.br