Biodiversidade brasileira é oportunidade para desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis

Publicado em 22/06/2023 às 10:37

Compartilhe

MCTI

Foto: Divulgação Agritech

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (SEPPE), defendeu o potencial da biodiversidade brasileira como uma oportunidade para o desenvolvimento de sistemas produtivos sustentáveis e mais integrados, que considerem a segurança hidrica, alimentar e energética. A pasta ministerial participou nesta quarta-feira (21), em São Paulo, do painel sobre a construção de uma superpotência de inovação sustentável, que abriu a Agritech na América do Sul.

“O Brasil tem a oportunidade de ser protagonista, porque tem a maior biodiversidade do planeta”, afirmou a secretária Marcia Barbosa durante o painel de abertura, considerando a agricultura sul-americana no cenário internacional.

A secretária também apresentou as ações recentes de pesquisa, desenvolvimento e inovação em biotecnologia voltada para a agricultura, como os editais que selecionaram projetos para o desenvolvimento de defensivos agrícolas sustentáveis, bioinsumos e fertilizantes. Somados os editais do CNPq e da Finep, foram R$ 72 milhões com essa finalidade. Os projetos estão em fase de contratação.

Marcia também mencionou que a SEPPE é responsável por coordenar a elaboração da Comunicação Nacional do Brasil à Convenção Clima e que entre as atividades está a elaboração do Inventário Nacional de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa. Além disso, disse que deve ser realizado levantamento da biodiversidade brasileira que poderá identificar potenciais ativos para novos insumos biológicos e o planejamento de iniciativas de CT&I voltadas para agricultura de baixo carbono.

“Temos a possibilidade da agricultura baixo carbono, minimizando o uso da água, utilizando insumos menos agressivos, utilização da biotecnologia e potencializando créditos de carbono. É sustentabilidade com sobrevivência”, comentou.

O seminário Agritech se propõe a oferecer uma plataforma para compartilhar as melhores práticas. O foco desta edição é a agenda de  mudanças climáticas e o papel da tecnologia e da inovação para enfrentar os desafios mais prementes enfrentados pelo sistema alimentar da região.

O painel foi moderado pela diretora de Natureza e Sociedade do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Juliana Lopes, e contou com a participação de diretores de empresas e bancos.

Fonte: MCTI

Veja também

titulo digital

Título digital dispensa documento físico para votação

fisk

Alunos exploram inglês em visita à fábrica de biscoitos em Domingos Martins

2023-09-12-segurança-urna

Você sabe o que pode e o que não pode no dia das eleições?

O TSE desmentiu a notícia falsa de que o voto seria válido como prova de vida de aposentados

Votar não servirá como prova de vida para aposentados

urna

Confira as mudanças de local nas Seções Eleitorais de Marechal Floriano

2º Prêmio da Música Capixaba - Bruno Leão (992) (1)

Não perca tempo: últimos dias para votar nos semifinalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba

GIRONDA

Espírito Santo será um destino mais acessível e seguro com maior investimento em sinalização turística

taças

Como a Seleção poderia mudar em vista da próxima Copa do Mundo?