Biblioteca de Domingos Martins recebe prêmio internacional por projeto de alfabetização digital para mulheres
Publicado em 20/07/2018 às 11:40
A Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão é destaque novamente com a conquista de mais um prêmio internacional pelo desenvolvimento de um projeto que une educação e saúde. A instituição martinense foi a única brasileira a vencer o 11º Prêmio para Inovação nas Bibliotecas Públicas EIFL por seu trabalho de empoderamento digital voltado para as mulheres, desenvolvido desde 2015.
O projeto teve início com a parceria firmada entre a biblioteca e a ONG Recode, organização que possui o objetivo de formar jovens autônomos, conscientes e habilitados para transformar o mundo com o uso da tecnologia.
O recorte no empoderamento de mulheres resultou na criação de um curso de alfabetização digital exclusivamente para elas. Mais tarde o projeto foi remodelado para atender também às pacientes do programa Saúde Mental, da Secretaria de Saúde. “No decorrer de dois meses, observamos que o curso de informática foi além do planejado e se tornou um recurso terapêutico para essas mulheres”, conta Ana Maria da Silva, responsável pelo projeto.
A psicóloga Solange Lucena, que acompanhava as pacientes, relatou que a parceria proporcionou a oportunidade de as mulheres conquistarem aprendizados diversos, inclusive em questões que elas não se julgavam capazes. “Para algumas foi difícil encarar o desafio, mas quando conseguiram se abrir para o novo perceberam o quanto eram capazes. Ao término do curso elas estavam mais confiantes e motivadas a dar continuidade aos estudos. Era visível a felicidade e um novo brilho no olhar de cada uma”.
Além do empoderamento das mulheres, outra conquista do projeto foi a capacitação dos jovens que se tornaram professores do curso. O Centro de Integração Escola Empresa do Espírito Santo (CIEE) já atua no município de Domingos Martins com o programa Adolescente Aprendiz. Formado em sua maioria por jovens estudantes de classe baixa, eles foram treinados para ministrar as aulas e utilizar a tecnologia para mudar suas realidades.
Premiação
O prêmio Inovação nas Bibliotecas Públicas é promovido pela Electronic Information for Libraries (EIFL), uma organização que trabalha junto às bibliotecas para promover o acesso ao conhecimento para o desenvolvimento sustentável das comunidades. Em 2018, a Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão foi uma das vencedoras e trouxe para Domingos Martins o reconhecimento internacional e o prêmio de 1,5 mil dólares. A premiação será utilizada para desdobrar o projeto, que agora entrará em uma nova fase.
Em junho a Biblioteca Municipal promoveu um encontro para oficializar a entrega do prêmio. Além das mulheres participantes e dos jovens professores, a solenidade contou com a participação de autoridades, lideranças locais e representantes de instituições parceiras do projeto como o Rotary Club de Domingos Martins e a Promotoria de Justiça do município.
O vice-prefeito, Romeu Stein, destacou a importância dos trabalhos realizados na aproximação com a comunidade e estudantes. “A biblioteca deixou de ser um depósito que empresta livros para ser um espaço de atividades dinâmicas diversas. Que possamos continuar a ser essa referência bacana para o Brasil e para o mundo inteiro, provando que é possível fazer muito quando se tem criatividade, parcerias e muita vontade de fazer”.