Biblioteca de Domingos Martins lança a programação 2018: cursos, aulões, feira e muito mais
Publicado em 19/02/2018 às 14:26
O ano começa com uma agenda repleta de atividades educacionais e sociais na Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão, em Campinho. Para 2018 estão programados cursos nas mais diferentes áreas, aulões preparatórios para o Enem, a continuação da Feira Agroecológica, entre outros, com início já a partir do mês que vem.
Depois de conquistar um número recorde de público em 2017, alcançando 15.041 visitas, a biblioteca pretende estreitar ainda mais os laços com toda a comunidade martinense, oferecendo cada vez mais atividades para os mais diferentes tipos de público.
“O resultado histórico que alcançamos no ano passado é fruto da parceria com o Programa Conecta Biblioteca, que nos permitiu a transformação social por meio de diversas ações. Ao longo de 2017, ouvimos a comunidade e com base nesta escuta montamos nossa grade de atividades para este ano”, explica a bibliotecária Ana Maria Silva.
De acordo com a coordenadora da biblioteca, diversos segmentos da sociedade foram ouvidos. “Procuramos saber por temas de interesse, desejos, anseios e expectativas. Ouvimos mulheres, trabalhadoras rurais, agricultores, catadores de material reciclado, jovens, professores, profissionais de saúde, além de entidades como a Secretaria de Assistência Social e o hospital de Domingos Martins”.
Todo o trabalho foi desenvolvido com a parceria do Coletivo Amigos da Biblioteca e do Comitê Amigos da Biblioteca. Toda a programação está alinhada com a Agenda 2030 da Unesco. Entre os temas mais recorrentes, estão: alfabetização digital, empoderamento feminino e aulas de línguas. Com as respostas, a equipe da biblioteca preparou a programação das primeiras atividades a serem desenvolvidas em 2018, confira abaixo e participe!
Oficina de Alfabetização Digital para Idosos
Esta é uma ação da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Biblioteca Municipal. O objetivo e promover a alfabetização digital dos idosos atendidos no programa de assistência da secretaria. As aulas serão no espaço da biblioteca e devem começar no mês que vem.
Cursos de Línguas
Atendendo a um pedido da comunidade, neste ano a Biblioteca Municipal realizará cursos de línguas de alemão e inglês, também com previsão para começar em março. O curso de alemão (escrita e conversação) será ministrado pela professora Jenny Sander. Já o curso de língua inglesa será voltado somente para conversação. O “English Conversation Club” tem o objetivo de praticar a oralidade e desenvolver fluência com tarefas em contextos específicos de comunicação. As aulas serão semanais, sempre às sextas-feiras, a partir das 17h30.
Aulões preparatórios para o Enem – com mais professores!
Vai fazer o Enem este ano? Então não fique de fora dos aulões preparatórios, os interessados já podem se inscrever para as atividades que começam em março. E tem reforço! Em parceria com o Ministério Público, o time de professores foi ampliado. O projeto aulões para o Enem conta ainda com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Cursinho Homero Massena.
Feira Agroecológica ganha aplicativo de celular
Já pensou em escolher frutas, legumes e verduras pelo celular? Ter sua cesta de produtos montada e pronta para você buscar? Essa é a ideia do novo aplicativo desenvolvido pelos alunos freqüentadores da biblioteca para a Feira Agroecológica. Iniciada no ano passado em parceira com o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a feira de produtos fresquinhos veio para ficar. Atendimento sempre às sextas-feiras, a partir das 14 horas, no pátio em frente à biblioteca. Por lá ainda rolam apresentações musicais.
Cineclube
O Cineclube da Biblioteca Municipal chega ao terceiro ano de atividades e mais uma vez promete levar a sétima arte para a comunidade em diversas sessões de cinema no auditório da Biblioteca. A maratona de exibições está prevista para começar em março.
Empoderamento feminino
Um dos temas mais recorrentes durante os trabalhos de escuta realizados pela biblioteca em 2017, o empoderamento feminino será tema de debates e oficinas envolvendo temas como beleza, consumo, preconceitos, tecnologia, dependência emocional, defesa pessoal, além de atividades de escrita e literatura. Neste caso a programação ainda está em construção e deve ser divulgada em breve.