Bauernmalerei é declarado Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano

Publicado em 24/02/2017 às 11:49

Compartilhe

A noite da última segunda-feira (20) foi marcada por muita comemoração para o grupo de Bauernmalerei (Pintura Campestre Alemã) de Santa Maria de Marechal. A comunidade recebeu a cópia da Lei Municipal 1.769/2016, que declara o Bauermalerei Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano.

A cerimônia foi conduzida pela professora e pintora de Bauer, Andrezza Mill Borgo, que fez a abertura em alemão e português, dando as boas-vindas aos convidados. Em seguida, o professor de Bauernmalerei do grupo de Santa Maria de Marechal, Rogério Brambilla, fez um breve histórico dessa arte decorativa na comunidade, que foi colonizada por alemães.

Representando a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Marechal Floriano, Bárbara Tesch anunciou que o Bauernmalerei Santa Maria de Marechal fará parte do Arquivo Cultural da História de Marechal Floriano, um trabalho que vem sendo realizado pela secretaria.

O vereador Cezar Tadeu Ronchi Junior, autor do projeto de lei, foi quem entregou ao grupo de Bauernmalerei Santa Maria de Marechal a cópia da lei que declara a Pintura Campestre Alemã Patrimônio Cultural Imaterial do município. “Essa noite é muito importante para todos nós. Eu tenho um grande orgulho da comunidade de Santa Maria de Marechal, pela sua organização e por preservar, com tanto empenho, a cultura e as tradições alemãs neste distrito”, declarou o vereador.

Bauernmalerei Patrimonio Cultural Imaterial de Marechal Floriano 2

O Consulado Alemão no Espírito Santo também enviou felicitações ao grupo de Bauernmalerei pela grande conquista. A primeira turma de Bauernmalerei foi criada em Santa Maria em maio de 2016. A partir daí, o grupo se tornou conhecido e recebeu convites para participar de várias exposições em Marechal e na Grande Vitória. Entre elas, a ArteSanto 2016, a maior feira de artesanato do Estado, com expositores de todo o Brasil.

O trabalho feito pelos pintores de Bauermalerei de Santa Maria de Marechal chama a atenção de muita gente. Várias peças produzidas pelo grupo já foram levadas para fora do Estado e até para países como a Áustria e a Dinamarca. “Quando eu pensei em montar a primeira turma, nunca imaginei que chegaríamos tão longe. Fico muito feliz e honrado em poder preservar e perpetuar a Pintura Campestre Alemã, uma arte dos nossos antepassados”, disse o professor Rogério Brambilla.

A próxima turma de Bauernmalerei começa no dia 20 de março, em Santa Maria de Marechal. A turma já está praticamente montada. Doze alunos já se preparam para aprender a técnica da pintura alemã. O Bauernmalerei Santa Maria de Marechal vai participar da 1ª Semana da Língua Alemã, em Domingos Martins, que acontece entre os dias 31 de março e 08 de abril. 

Saiba Mais

O que é Patrimônio Cultural Imaterial?

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Patrimônio Cultural Imaterial compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos, em todas as partes do mundo, recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.

É amplamente reconhecida a importância de promover e proteger a memória e as manifestações culturais representadas, em todo o mundo, por monumentos, sítios históricos e paisagens culturais. Mas não só de aspectos físicos se constitui a cultura de um povo. Há muito mais coisas contidas nas tradições, no folclore, nos saberes, nas línguas, nas festas e em diversos outros aspectos e manifestações, transmitidos oral ou gestualmente, recriados coletivamente e modificados ao longo do tempo. A essa porção imaterial da herança cultural dos povos, dá-se o nome de Patrimônio Cultural Imaterial.

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2024-12-26 à(s) 11.10.02_3b1a4e35

Seminarista de Marechal Floriano será ordenado diácono na Catedral Metropolitana de Vitória

Conteúdo patrocinado / Foto: PMMF

Servidores da educação de Marechal Floriano receberam abono salarial de R$ 2 mil

WhatsApp Image 2024-12-20 at 12.18.12

O Governo do Estado destina 13 milhões para revitalizar a Rota dos Lagos, promovendo o desenvolvimento econômico de Venda Nova do Imigrante e Castelo

1110821-tanrg_abr_04032018_7161_1

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

49690

Avião com 67 pessoas a bordo cai no Cazaquistão

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025