Bauer de Marechal Floriano se fortalece com intercâmbios é uma atração do município
Publicado em 27/01/2018 às 09:50
Desde a declaração do Bauernmalerei, a tradicional pintura campestre alemã, como Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano, em fevereiro do último ano, o grupo de Bauer do município não mede esforços para difundir a arte em eventos e intercâmbios. O Bauer já virou atrativo da cidade com sua vocação para o turismo de montanhas.
Durante o ano de 2017, o interesse pela técnica aumentou muito e duas turmas foram formadas pelo artesão e professor Rogério Bambrilla: cerca de 24 alunos participaram. Entre as parcerias para viabilizar a iniciativa, a Secretaria Municipal Cultura e Turismo tem sido presente, como no curso que foi concluído em novembro passado.
A Associação de Artesãos foi reativada, e o grupo conta com um espaço físico para expor e difundir a arte. Novos cursos serão ofertados este ano e a previsão é de que após o Carnaval mais informações sejam divulgadas.
Recentemente, alguns artesões viajaram a Blumenau, no estado de Santa Catarina, região que assim com Marechal Floriano, também foi marcada pela imigração alemã, além da italiana.
A ida do grupo de Marechal foi para realizar um curso de pintura bauer em ovos de madeira e pratos. Os ovos coloridos são tradicionais na Osterbaum, a árvore de páscoa alemã.
Segundo a artesã de Marechal, Ana Paula, de Santa Maria de Marechal, a experiência foi muito positiva. “A pintura é muito bonita e delicada, além de ter uma significado forte, pois a árvore representa a ressurreição, a vida e a fé’’. Além de presente na Osterbaum, os ovos são dados quando acontece um nascimento ou um casamento”, contou.
A artesã acrescentou que há planos para a montagem da Osterbaum na páscoa de 2018, como realizado no ano passado. O Bauer de Marechal, que já está figurando em feiras e eventos no município e no Estado, contribui para o resgate das tradições alemãs e o reforço nos laços culturais e identidade do município.
Outro aspecto é a importância para a valorização do município e agregação de valor ao setor de turismo, já que os trabalhos sempre deixam turistas e potenciais turistas maravilhados com as cores e formas do bauer.