Bauer de Marechal Floriano se fortalece com intercâmbios é uma atração do município

Publicado em 27/01/2018 às 09:50

Compartilhe

Desde a declaração do Bauernmalerei, a tradicional pintura campestre alemã, como Patrimônio Cultural Imaterial de Marechal Floriano, em fevereiro do último ano, o grupo de Bauer do município não mede esforços para difundir a arte em eventos e intercâmbios. O Bauer já virou atrativo da cidade com sua vocação para o turismo de montanhas.

Durante o ano de 2017, o interesse pela técnica aumentou muito e duas turmas foram formadas pelo artesão e professor Rogério Bambrilla: cerca de 24 alunos participaram. Entre as parcerias para viabilizar a iniciativa, a Secretaria Municipal Cultura e Turismo tem sido presente, como no curso que foi concluído em novembro passado.

A Associação de Artesãos foi reativada, e o grupo conta com um espaço físico para expor e difundir a arte. Novos cursos serão ofertados este ano e a previsão é de que após o Carnaval mais informações sejam divulgadas.

Bauer de Marechal Floriano se fortalece com intercambios e uma atracao do municipio 2Recentemente, alguns artesões viajaram a Blumenau, no estado de Santa Catarina, região que assim com Marechal Floriano, também foi marcada pela imigração alemã, além da italiana.

A ida do grupo de Marechal foi para realizar um curso de pintura bauer em ovos de madeira e pratos. Os ovos coloridos são tradicionais na Osterbaum, a árvore de páscoa alemã.

Bauer de Marechal Floriano se fortalece com intercambios e uma atracao do municipio 3Segundo a artesã de Marechal, Ana Paula, de Santa Maria de Marechal, a experiência foi muito positiva. “A pintura é muito bonita e delicada, além de ter uma significado forte, pois a árvore representa a ressurreição, a vida e a fé’’. Além de presente na Osterbaum, os ovos são dados quando acontece um nascimento ou um casamento”, contou.

A artesã acrescentou que há planos para a montagem da Osterbaum na páscoa de 2018, como realizado no ano passado. O Bauer de Marechal, que já está figurando em feiras e eventos no município e no Estado, contribui para o resgate das tradições alemãs e o reforço nos laços culturais e identidade do município.

Outro aspecto é a importância para a valorização do município e agregação de valor ao setor de turismo, já que os trabalhos sempre deixam turistas e potenciais turistas maravilhados com as cores e formas do bauer.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido