GASTRONOMIA

Gastronomia

Batatas Rösti

Publicado em 14/07/2023 às 16:02

Compartilhe

GATRONOMIA

Num estes sábados consegui comprar belas batatas inglesas e me propus, então, a preparar este prato para o almoço em que eu e minha esposa iríamos participar na casa de um casal de amigos em Domingos Martins, juntamente com outros convidados.

 A receita é de origem suíça, simples de preparar, mas que faz uma única exigência: tem que ser utilizada uma frigideira revestida com material antiaderente, ou então poderá não dar certo… Pode ser recheada ou não: dê asas à imaginação, adicionando queijo, presunto, mortadela, cebola fatiada, ervilhas ou o que mais lhe aprouver.

Usei 1,7 kg de batatas, o suficiente para dividir em 8  porções. Comecei descascando-as e colocando-as numa panela com água fervente por 5 minutos, só para dar uma pequena pré-cozida. A seguir usei um processador de alimentos que possui uma lâmina própria para ralar (se não tiver este utensílio, o jeito é ralar na mão mesmo, no ralo grosso…), o que é bem rápido. Coloquei-as, então, numa peneira para escorrer bem.

Enquanto isso deixei a frigideira revestida aquecendo no fogo alto e adicionei uma boa quantidade de azeite (se quiser dar um “toque” especial, coloque uma colher de sopa de manteiga também!) e, quando já estava numa temperatura alta mas sem esfumaçar, espalhei uma camada com metade das batatas raladas, temperei com sal e pimenta do reino e deixei fritar um pouco. Coloquei por cima desta camada umas 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado e outras 3 de presunto picado. 

Por cima desta camada coloquei o restante das batatas de modo a obter uma espessura homogênea. Agora vem o “pulo do gato”: temos que acompanhar de perto a fritura, levantando a borda cuidadosamente de vez em quando para verificar se a superfície inferior está dourada e crocante, adicionando um pouquinho de azeite se achar necessário. Quando dourar, tire do fogo, solte a peça inteira do fundo da frigideira e, mais cuidadosamente ainda, escorregue ela para um prato grande. Imediatamente após coloque a frigideira emborcada por cima e, usando sua habilidade, segure o fundo da frigideira com um pano para não se queimar com uma mão e o fundo do prato com a outra. Gire o conjunto até que a frigideira fique em posição para fritar a outra superfície.

Volte para o fogo e aí é só acompanhar a superfície inferior ficar dourada e crocante, igual à superior. Quando estiver, deslize-a para um prato grande, enfeite com um ramo de salsinha fresca e sirva imediatamente. Ela acompanhou muito bem as “tripas à moda do Porto”, receita portuguesa que nosso anfitrião preparou com muita dedicação para deliciarmo-nos, devidamente acompanhada por algumas taças de vinhos tintos das mais diversas castas. Sem dúvida um almoço memorável! Bom apetite e até a próxima.

Veja também

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025

mais acesso a especialistas

Mais Acesso a Especialistas tem quase 100% de adesão dos municípios brasileiros

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas

Últimos artigos de Gastronomia

Sopa de letrinhas       

Arroz de costela bovina

Filé de peixe no forno   

Receita de Arroz a piemontese

Receita de Trouxinhas de mortadela, ricota e nozes