Barragem já tem o local definido para ser construída

Publicado em 29/10/2017 às 10:15

Compartilhe

A nova barragem que será construída em Afonso Cláudio já tem o local definido e foi disponibilizado por meio de uma doação de sete moradores. O terreno, que fica na região de Rio do Peixe, no sentido do distrito de Piracema, foi confirmado pela administração municipal no último dia 18 de setembro.

Os moradores Alex Demoner, Severo Andrade Bauer, Joanito Camporez da Silva, Sebastião Roncetti, Robson Rodrigo Roncetti, Demerval Jose Barbosa e Jucelino Salvador Moraes são os proprietários do local onde será construída a barragem. Na fase de definição para a realização da obra, outros dois locais estavam na disputa: um ponto também no Rio do Peixe e um no Rio Guandu.

Com a nova estrutura, além de acumular água, auxiliando nos períodos de estiagem, a barragem será útil também nas cheias, ajudando a regularizar o nível das vazões. O local terá a capacidade para armazenar 503.440 m³, com uma crista de cinco metros de altura.

A obra será desenvolvida pelo Programa Estadual de Construção de Barragens no Espírito Santo, que está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). O projeto em Afonso Cláudio está recebendo um investimento do banco Sicoob.

Presente na audiência pública, que foi realizada antes da definição do local, o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, falou sobre a construção. “O projeto da barragem de Afonso Cláudio está dentro do pacote de 17 projetos que estão sendo doados pelo Sicoob. O Programa Estadual de Construção de Barragens vai investir R$ 60 milhões para a construção de 60 barragens até o final de 2018. O reservatório de Afonso Cláudio está garantido”, disse o secretário Octaciano Neto.

O prefeito de Afonso Cláudio, Edélio Guedes, falou sobre a importância que a nova construção trará para o município. “Essa barragem no Rio do Peixe veio em boa hora, para garantir um pouco de segurança hídrica para a população, mas não queremos parar por aí. Queremos mais desenvolvimento para nossa cidade. Vamos fazer a interlocução necessária para garantir recursos, com apoio dos vereadores, das lideranças e de todos os poderes públicos, se Deus quiser, vamos juntos melhorar nosso município”, afirmou o prefeito.

Veja também

deslizamento

Deslizamento de terra afeta estrada em Marechal Floriano

Rainha Italemanha (1)

Reconhecimento da Italemanha como patrimônio cultural imaterial do Estado pode impulsionar evento

jacaré em mf

Jacaré é avistado caminhando por estradas em Marechal Floriano e assusta moradores

uso da ia

Uso da Inteligência Artificial aumenta a eficiência no Governo do Estado

radio ES

Com recordes de audiência, Rádio Espírito Santo completa 85 anos e celebra modernidade

preso em soido

Líder de tráfico de drogas de Cariacica é preso em Domingos Martins

vni

Venda Nova do Imigrante caminha para se tornar a primeira cidade inteligente do Estado

eja matricula

Período de matrícula para alunos da EJA na Rede Estadual de Ensino começa nesta segunda-feira (13)