Gastronomia
Bacalhau espiritual
Publicado em 15/12/2023 às 15:20
Esta é uma das receitas que eu preparo para as ceias de Natal da família. O bacalhau é sempre bem-vindo às mesas mas, com seu preço um pouco “salgado”, prefiro utilizá-lo adquirindo-o já em lascas que, mesmo assim, garantem seu sabor peculiar.
Para 20 pessoas eu uso 1,5 kg de lascas de pollock salgado. Dou uma aferventada, para tirar o excesso de sal, troco a água e afervento novamente, escorro e reservo.
Corto 3 cebolas médias, descascadas, à julienne (em tiras finas) e refogo, em azeite, com uma colher de sopa bem cheia de tempero caseiro de alho e cebola e um pouco de sal. Adiciono as lascas de bacalhau, deixo uns 3 minutos, mexendo de vez em quando, polvilho com meio maço de salsinha fresca picada, pimenta do reino moída na hora e misturo bem. Desligo o fogo e reservo.
Retiro a pele de 4 cenouras grandes e as ralo na parte grossa do ralador. Reservo, também.
Cozinho 8 batatas médias e faço um purê bem consistente, adicionando a elas, depois de passá-las pelo espremedor, duas colheres bem cheias de manteiga e uma caixinha de creme de leite. Se precisar, adicione um pouco da água do cozimento das batatas para dar a textura desejada. Tempere com sal e noz moscada à gosto.
Numa tigela grande misture o purê, o bacalhau refogado com as cebolas e as cenouras raladas, homogeneizando bem a mistura. Distribua em uma travessa que possa ir ao forno, cubra com queijo parmesão ralado e asse por uns 30 minutos até gratinar.
Sirva bem quente e acompanhe com arroz branco e um bom vinho português!
Bom apetite e Feliz Natal!