Avicultura e suinocultura capixaba apresentam demandas sanitárias em reunião com Seag

Publicado em 09/02/2023 às 16:13

Compartilhe

Avicultura-e-suinocultura-capixaba-apresentam-demandas-sanitarias-em-reuniao-com-Seag

Representantes da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES) e da Associação de Suinocultores do Espírito Santo (ASES), que possuem sede em Marechal Flroriano, estiveram reunidos com o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, na última quinta-feira (02), para tratar de questões sanitárias da avicultura e suinocultura capixaba, especialmente com foco na prevenção da  Peste Suína Clássica e Influenza Aviária, onde os setores capixabas, coordenado pelas associações, vêm atuando nas articulações com as autarquias e instituições locais, visando estruturas suficientes e necessárias para fortalecer o trabalho preventivo, além das orientações aos segmentos envolvidos.

Além do titular da Seag, participaram do encontro o Subsecretário de Agricultura, Michel Tesch; o diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Leonardo Cunha Monteiro; o diretor técnico do Idaf, Janil Fonseca; o Superintendente substituto da Superintendência Federal de Agricultura – SFA/ES/MAPA, Eduardo Farina e servidores ligados às áreas de avicultura e suinocultura do Idaf e da SFA/ES. Pelo lado das associações, além dos presidentes da AVES e ASES, Oderli Schneider e Marco Mosquini, respectivamente, integrantes das diretorias e da equipe técnica das duas entidades participaram do encontro.

Os representantes da AVES e ASES apresentaram para o secretário e os representantes do Idaf e SFA/ES as medidas necessárias que vêm sendo tomadas e as que precisam de rápida atenção para fortalecer o trabalho preventivo, seguindo a realidade aplicada pelos demais estados brasileiros.

Durante a reunião foram identificados pontos de atenção, relacionados ao número de médicos-veterinários que atuam na defesa animal; a promoção de treinamentos e capacitações voltadas para as emergências veterinárias, para médicos-veterinários oficiais e privados; assistência técnica para pequenos produtores – inclusive os considerados informais – em relação às legislações; a manutenção dos volumes necessários de materiais e insumos de uso do Idaf; o fortalecimento do Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Estado do Espírito Santo – FEPSA-ES; e o fortalecimento do laboratório do Idaf para atender demandas de ambos os setores.

O diretor executivo da AVES e ASES, Nélio Hand, considerou essa primeira reunião com a nova gestão de governo muito positiva e elucidativa “Saímos deste primeiro encontro otimistas de que o poder público entende que existem ajustes a serem feitos para que a avicultura e suinocultura possam fortalecer as medidas sanitárias preventivas necessárias, fortalecendo ainda mais as ações que os setores vêm buscando realizar”, resume.  

O secretário estadual de Agricultura, Enio Bergoli, também avaliou como proveitosa a reunião e destacou que o governo estadual vai tratar dos assuntos abordados pela AVES e ASES.  

“A pauta dos desafios a superar de forma conjunta na avicultura e suinocultura capixaba é extensa e relevante, com itens de intervenção e governança mais direta do Governo do Estado e outros em articulação com o Governo Federal, mas o importante é que iremos tratar de todos os assuntos pela relevância socioeconômica que essas atividades representam no Espírito Santo”, disse Enio Bergoli. 

Entidades irão se reunir com o governador

Além dos temas no contexto sanitário, foram mencionados ao secretário pontos de uma  pauta de demandas do setor, destacadas pela AVES e ASES, com desafios e gargalos que são enfrentados pela avicultura e suinocultura capixaba, que serão entregues ao Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande.

“Elencamos ao secretário estadual de Agricultura a pauta de demandas dos dois setores e os pontos de gargalo que as duas atividades vêm enfrentando. Esses itens serão apresentados ao governador em uma audiência que deve acontecer nos próximos dias”, finaliza Nélio.   

Fonte: AVES – ASES

Veja também

titulo digital

Título digital dispensa documento físico para votação

fisk

Alunos exploram inglês em visita à fábrica de biscoitos em Domingos Martins

2023-09-12-segurança-urna

Você sabe o que pode e o que não pode no dia das eleições?

O TSE desmentiu a notícia falsa de que o voto seria válido como prova de vida de aposentados

Votar não servirá como prova de vida para aposentados

urna

Confira as mudanças de local nas Seções Eleitorais de Marechal Floriano

2º Prêmio da Música Capixaba - Bruno Leão (992) (1)

Não perca tempo: últimos dias para votar nos semifinalistas do 3º Prêmio da Música Capixaba

GIRONDA

Espírito Santo será um destino mais acessível e seguro com maior investimento em sinalização turística

taças

Como a Seleção poderia mudar em vista da próxima Copa do Mundo?