Audiência pública debate a criação do Plano Diretor de Turismo e o empreendedorismo em Marechal Floriano
Publicado em 06/08/2022 às 12:15
Texto: Juliano Rangel / Foto: Julio Huber
O empreendedorismo de Marechal Floriano será tema de uma audiência pública, na próxima terça-feira (09), às 19 horas, no auditório da Câmara Municipal, que debaterá sobre a criação de um Plano Diretor de Turismo Municipal e o papel dos empreendedores locais. Proposta pela Comissão de Turismo do órgão legislativo, a iniciativa que estará aberta ao público e também apresentará uma palestra com um consultor do Sebrae.
Presidente da Comissão de Turismo da Câmara de Marechal Floriano, o vereador Navar Boeno destaca um pouco do que será apresentado na audiência. “Será abordado a importância dos empreendedores locais no fomento do turismo do nosso município, além de proporcionar a criação de novas empresas, inovação, criação de valor e desenvolvimento de novas experiências, que são fatores fundamentais para que as atividades turísticas possam se desenvolver”, destaca o vereador.
Além do debate de ideias, durante a consulta pública o público presente terá acesso a uma palestra com Especialista em Estratégias para Negócios e Destinos Turísticos do Sebrae, Richard Alves. Os interessados em participar desta sessão devem se inscrever no link: https://encurtador.com.br/joM38. O evento conta com o apoio e participação da Prefeitura de Marechal Floriano.
PLANO DIRETOR DE TURISMO MUNICIPAL – O vereador Navar explica que a criação de um Plano Diretor de Turismo também estará em discussão. “Construído de forma participativa e embasado em estudos realizados em campo e com dados secundários, o Plano apresenta uma estratégia desafiadora, mas dentro da realidade do município. Mais do que elaborar um plano, as estâncias têm como missão executá-los. E para isso, toda a comunidade precisa estar envolvida. O turismo não é responsabilidade exclusiva da Administração Pública Municipal, mas também dos empresários, das instituições de ensino, das entidades de classe, das associações e dos cidadãos”, enfatiza o vereador.
Segundo o vereador, esse tipo de Plano é estruturado em três grandes eixos estratégicos: Marketing, Organização Estrutural e Relações Ambientais. “Durante a etapa Diagnóstico, serão levantadas problemáticas a respeito da atividade turística em relação a esses três eixos. Já na etapa Prognóstico, as reuniões temáticas serão organizadas para que a comunidade discuta e proponha soluções para elas. As reuniões contam com a participação ativa dos presentes que, em grupos, as mesmas irão trazer soluções e definições às questões, o que contribuirá significativamente para a criação da Estratégia de Desenvolvimento Turístico”, explica Navar.
Por fim, ele reitera a importância da união de vários setores para a elevação do turismo local. “O turismo de Marechal Floriano deverá representar a somatória das entidades com um propósito único de desenvolver a atividade turística do município. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo será um instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção do turismo de Marechal Floriano, tendo como essência a coordenação e a cooperação intergovernamental”, encerrou o vereador.