Atleta de Alfredo Chaves lidera ranking nacional e mira Mundial de jiu-jitsu
Publicado em 16/11/2024 às 11:15
Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação
Aos 30 anos, o atleta de jiu-jitsu Ranieli Gusmão, de Alfredo Chaves, vem consolidando uma trajetória de destaque no cenário nacional e internacional da modalidade. Com quase sete anos dedicados ao esporte, ele acumula conquistas expressivas, como os títulos Brasileiro e Pan-Americano pela Confederação Brasileira de Lutas Profissionais (CBLP).
Para além de ser um competidor de alto nível, Ranieli também atua como mentor, liderando há três anos, um projeto social que oferece aulas semanais gratuitas para crianças. O projeto já formou atletas campeões estaduais na categoria kids, impactando a comunidade local.
Na última competição, realizada em Fortaleza-CE no dia 2 de junho, ele alcançou o título de campeão na categoria adulto faixa marrom, até 82,3 quilos, e no absoluto geral do Campeonato Brasileiro.
Agora, o atleta se prepara para o para o Mundial em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera, no dia 21. “Manter a liderança do ranking é um desafio constante, mas meu objetivo maior é conseguir uma bolsa-atleta para expandir minha carreira internacional em 2025”, afirma.
A trajetória até aqui não foi fácil. Ranieli relembra um momento marcante em 2019, quando ainda era faixa branca. “Fui zombado por ser iniciante em um grupo de atletas. Isso me motivou a trabalhar ainda mais. No mesmo ano, fui campeão do ranking com três etapas de antecedência, invicto em mais de 30 lutas”, conta.
Para ele, o título mais emblemático até agora foi o Brasileiro em Fortaleza, principalmente pelas dificuldades de competir longe de casa. “Lutar fora, sem apoio presencial, e ainda assim conquistar o título geral e o cinturão foi algo inesquecível”, afirmou.
Manter-se no topo exige disciplina, explica o atleta. “Treino diariamente, inclusive aos finais de semana, alternando entre jiu-jitsu, musculação e cuidados com a mente e a alimentação”, explica. A preparação para o Mundial inclui intensificar o ritmo dos treinos e evitar lesões. O próximo grande objetivo é o Campeonato Europeu em Portugal, em 2025.
O orgulho e a inspiração maior é representar sua Alfredo Chaves, conta Ranieli. O Atleta acredita que suas conquistas podem motivar jovens da cidade a se interessarem pelo jiu-jitsu. “Minha meta é abrir caminho para novas gerações, mostrar que a disciplina pode transformar vidas e que é possível alcançar grandes objetivos, tanto na vida quanto no esporte”, ressalta.