Assembleia celebra dia mundial do café e homenageia produtores capixabas
Publicado em 15/04/2025 às 08:38

Bahiense: ES é um dos maiores produtores de café do Brasil, liderando a produção nacional de conilon / Foto: Ellen Campanharo
Nesta segunda-feira (14), durante a sessão ordinária no Plenário Dirceu Cardoso, o deputado Delegado Danilo Bahiense (PL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para lembrar o Dia Mundial do Café. Em seu discurso, destacou a importância da bebida para a identidade e economia do Espírito Santo.
“O café vai muito além da xícara: é cultura, história, economia e identidade capixaba”, afirmou o parlamentar, ressaltando que o estado é um dos maiores produtores de café do Brasil, liderando na variedade conilon. Ele também enfatizou a produção do café arábica de qualidade especial, reconhecido e premiado internacionalmente.
Bahiense chamou atenção para a força econômica da cadeia produtiva do café, responsável por gerar milhares de empregos diretos e indiretos, impulsionando o desenvolvimento de pequenas propriedades familiares. “Celebramos o Dia Mundial do Café e homenageamos nossos agricultores e agricultoras, que com tradição e dedicação mantêm vivo um dos principais pilares da nossa economia. O café conecta o Espírito Santo ao mundo, levando nosso sabor, aroma e alma”, concluiu.
Outros destaques da sessão
Reajuste dos servidores
Em clima de reivindicação, o deputado Coronel Weliton (PRD) cobrou do governo estadual atenção especial ao reajuste geral anual dos servidores públicos. “Estamos investindo apenas 36,4% da receita no pagamento dos servidores do Espírito Santo”, alertou.
Reforma na Polícia Militar
O parlamentar também mencionou que aguarda a proposta de reforma administrativa da Polícia Militar, que atualmente está sob análise da Secretaria de Segurança Pública. Para ele, qualquer mudança precisa priorizar a valorização dos profissionais da corporação. “Uma reforma que não contempla promoções, valorização e motivação, de soldado a coronel, não é boa”, afirmou.
Críticas à Cesan
Ainda na tribuna, Coronel Weliton criticou a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) pelo que classificou como cobrança abusiva na taxa de esgotamento sanitário. “A água é um bem universal e não deve ser cobrada dessa forma”, disse. O deputado também denunciou que a empresa estaria em dívida com prestadoras de serviço, citando o recebimento de um ofício de uma empresa cobrando valores milionários.
Reconhecimento internacional
A sessão teve uma pausa de cinco minutos para homenagear dois estudantes da Universidade Vila Velha (UVV), Uriel Oliveira Marques e Pedro Marcos Cardoso Muri, que conquistaram o prêmio “Spirit of the Moot” durante o Vis East Moot, maior competição de arbitragem comercial da Ásia, realizada em Hong Kong neste mês.
A dupla capixaba foi a primeira a representar o Espírito Santo na competição, que reuniu 169 equipes de diversos países. A premiação destaca valores como integridade, generosidade, perseverança e espírito esportivo. A professora Karime Silva Siviero Zoolotti, coordenadora do Núcleo de Práticas Adequadas de Solução de Conflitos (NUPASC/UVV), também foi homenageada com certificado.
Cultura em destaque
A deputada Camila Valadão (Psol) utilizou seu tempo nas Comunicações para apresentar votos de congratulação à coordenadora do Laboratório de Popularização da Ciência da Ufes (LabPop), Viviana Corte, pela realização da exposição Cientistas Brasileiras, em cartaz até 18 de maio no Museu de Biologia Professor Mello Leitão, em Santa Teresa.
Também recebeu homenagem do Legislativo o cineasta capixaba Roger Ghil, vencedor do Kikito de Melhor Curta-Metragem Brasileiro no 51º Festival de Cinema de Gramado com o filme Remendo.
Fonte: ALES/ Texto: Aldo Aldesco