As tendências emergentes em mídia social e comunicativa
Publicado em 09/02/2024 às 18:28
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Graças a avanços tecnológicos, mudanças nas preferências do público e práticas jornalísticas em evolução, as tendências modernas de mídia social e de reportagem de notícias estão se transformando significativamente. Essas mudanças deram origem a uma infinidade de tendências emergentes que estão redefinindo a forma como as informações são distribuídas e consumidas na era digital. Nesse ambiente dinâmico, influenciado pelo entretenimento moderno, é fundamental explorar e entender as principais tendências que moldam a intersecção da mídia social e das reportagens no que diz respeito ao acesso às informações e à formação do discurso público.
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Relevância da transmissão em tempo real
A transmissão ao vivo se tornou o formato favorito nos meios de comunicação e entretenimento, permitindo que o público acesse eventos à medida que eles se desenrolam. Desse modo, atualizações e coberturas de notícias são fornecidas em tempo real. As transmissões ao vivo oferecem ao público uma experiência mais autêntica e precisa, removendo os processos de filtragem das transmissões tradicionais. Atualmente, o formato de live streaming é disponibilizado pelas principais plataformas modernas, mas suas origens remontam ao desenvolvimento dos eSports, onde Twitch, YouTube e Discord conseguiram reunir comunidades de jogadores que acompanham competições e atualizações de games em tempo real e com toda a conveniência.
Nesse contexto, sobretudo títulos como League of Legends, Dota 2, Fortnite e Valorant são exemplos de games que movimentam milhões de espectadores e de patrocinadores. Além disso, o fato de serem gratuitos oferece uma oportunidade de participação a todos os jogadores à medida que sobem na classificação. O mesmo acontece com os torneios de pôquer grátis, que utilizam as transmissões ao vivo para seus jogos e, desse modo, permitem uma experiência interativa e social em suas competições. O live streaming é um conceito inovador para a transmissão de conteúdo em tempo real, tornando a divulgação de conteúdo acessível, com maior alcance e, acima de tudo, permitindo maior engajamento na comunicação entre os entusiastas.
Integração da mídia social
A integração da mídia social nas redações se tornou um aspecto fundamental do jornalismo moderno. Hoje, os meios de notícias aproveitam as várias plataformas de mídia social para aprimorar seus processos de reportagem, interagir com o público e distribuir conteúdo com maior alcance. Essa interação permite que os meios tenham acesso a dados analíticos e, assim, avaliem o sucesso de cada publicação e o sentimento do público sobre os vários tópicos de informação. Plataformas de gerenciamento de mídias sociais, como Hootsuite, Buffer e Sprout Social são alguns dos líderes que coletam os analíticos das várias mídias sociais para apresentar tudo em um único local para as organizações. Ao avaliar ativamente o desempenho online, as organizações de notícias podem fortalecer o relacionamento com seu público e facilmente aumentar o alcance das informações divulgadas.
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Ferramentas inteligentes e automatizadas
As ferramentas inteligentes da atualidade contam com funcionalidades de inteligência artificial para o gerenciamento de conteúdo em escala. A recomendação de conteúdo aos usuários é um dos recursos mais populares do momento devido à capacidade de oferecer uma experiência exclusiva. Através de algoritmos inteligentes é possível identificar as notícias mais relevantes, categorizar o conteúdo por tema e selecionar feeds de notícias personalizados. Desse modo, torna-se possível aumentar a retenção de membros. Além disso, outra ferramenta essencial para a indústria é a moderação e a verificação de fatos orientados por inteligência artificial.
Através da tecnologia e da colaboração com agências de checagem, tais como Agência Lupa, Aosfatos.org e UOL Confere, é possível verificar com precisão informações e detalhes de eventos noticiosos. A moderação de conteúdo e o cruzamento de informações com bancos de dados confiáveis e organizações de verificação de fatos permite que a averiguação seja validada rapidamente; o que, por sua vez, possibilita publicações inteiramente verídicas.
O cenário em evolução da mídia social e das reportagens é caracterizado por uma série de tendências emergentes que, por meio dos avanços tecnológicos, estão remodelando a dinâmica e as práticas jornalísticas. A sofisticação sem precedentes das transmissões ao vivo permite que o conteúdo seja difundido por cada vez mais usuários, e a participação das mídias sociais nas redações aumenta significativamente o alcance e o engajamento das publicações.