Aproximadamente 4 mil doses da vacina contra a influenza serão disponibilizadas em Marechal Floriano

Publicado em 09/04/2019 às 19:24

Compartilhe

A gripe influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório ocasionada pelo vírus influenza, com alto potencial de transmissão e responsável por elevadas taxas de hospitalização. O Ministério da Saúde promove anualmente a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus, ocorrendo apenas em um único período do ano.

A rede municipal de saúde de Marechal Floriano vai oferecer aproximadamente 4 mil doses da vacina, que serão aplicadas do dia 10 de abril a 31 de maio nas Unidades Básicas de Saúde. Este ano, o dia D de vacinação será 04 de maio. A vacina contra gripe é a intervenção mais pertinente para prevenir casos graves e mortes pela doença, além de ser segura e ser contra indicada apenas para crianças menores de seis meses e pessoas com alergia severa a ovo.

Irão receber a vacina as pessoas que se encontram nos grupos de risco: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (até 5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, trabalhadores da saúde e professores.

“Com os grupos prioritários vacinados as pessoas do convívio também acabam ficando protegidas, uma vez que seus contatos estão protegidos e não vão adoecer de gripe”, ressaltou o secretário de saúde de Marechal Floriano Hércules Fernando de Mello.

Ainda assim, alguns cuidados podem fazer a diferença para se manter longe da gripe influenza, como higienizar frequentemente as mãos (principalmente antes de consumir algum alimento), cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, pratos, copos ou garrafas), manter os ambientes bem ventilados, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza e adotar hábitos saudáveis (como alimentação balanceada e ingestão de líquidos).

O secretário de saúde ainda enfatiza a importância de se vacinar com antecedência, “é importante se vacinar o quanto antes, assim a proteção que demora cerca de 14 dias após aplicação da vacina para fazer efeito, já estará em ação antes da chegada do inverno, período de maior circulação da gripe.”

Veja também

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva

Governo-realiza-entrega-de-uniformes-e-materiais-esportivos-para-a-Copa-Sesport

Governo realiza entrega de uniformes e materiais esportivos para a Copa Sesport

Fundo-de-investimento-do-agro-cresce-147-nos-ultimos-12-meses

Fundo de investimento do agro cresce 147% nos últimos 12 meses