Após quatro anos de promessas, construção de canil ainda está em análise

Publicado em 17/07/2020 às 23:32

Compartilhe

Cansados de esperar por uma ação concreta da Prefeitura de Domingos Martins, que há quatro anos promete a construção de um canil no município, a Associação Martinense dos Animais de Rua (AMAR) divulgou uma nota de repúdio contra a administração municipal, que ainda não tem data para iniciar as obras do tão sonhado abrigo para animais de rua.

“Durante toda a gestão da atual administração pública, a associação tentou por inúmeras vezes o diálogo, várias reuniões foram agendadas com o vice-prefeito, com secretários, e com demais autoridades públicas, no entanto, nada saiu do papel, para algo mais concreto. O prefeito sequer compareceu, deixando claro o desinteresse em resolver o problema dos animais abandonados no município”, relatou Lorraine Lampier, uma das voluntárias da AMAR.

De acordo com a entidade, o atual canil municipal “encontra-se em péssimas condições, totalmente insalubre, não sendo adequado para os animais e muito menos para seus funcionários”, destacou um trecho da nota de repúdio.

IMG 20200709 113517

Lorraine ainda destacou que em 2016 foi feita uma denúncia ao Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES), relatando as condições em que se encontrava o canil municipal, na época. Na ocasião, foi assinado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para que a Prefeitura se comprometesse a resolver o problema.

Entretanto, o TAC venceu no dia 17 de outubro do último ano. Segundo Lorraine, a Prefeitura solicitou mais prazo para cumprir o que foi determinado. “Com o objetivo de obter respostas a respeito das obras, uma notificação extrajudicial foi encaminhada pela AMAR à Prefeitura, e a mesma resposta nos foi dada: que o projeto arquitetônico estava em fase final de elaboração e adequação”, relatou a representante da entidade, que cuida voluntariamente dos animais de rua.

Ela ainda reforçou que a AMAR doou um projeto arquitetônico com aprovação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo, com as devidas instalações necessárias. “Além disso, o município já possui a autorização da União para a construção do canil no terreno a ela pertencente e cedido à Prefeitura. Todos os anos novos projetos são elaborados e nunca saí do papel. É impressionante como eles vão enrolando”, lamentou.

IMG 20200709 111649

A reportagem do Portal Montanhas Capixabas entrou em contato com a Prefeitura, por meio da assessoria de comunicação, fazendo vários questionamentos em busca de respostas sobre o assunto. Entretanto, a assessoria enviou a seguinte resposta: “a Prefeitura informa que o projeto em questão está em análise”. A assessoria ainda complementou, ao ser questionada, que “as perguntas não seriam respondidas no momento”.

Veja também

Festa-do-Morango

Um banquete de sabores com morangos nas montanhas

200-celulares

Mais de 200 celulares são recuperados na primeira etapa do Projeto Recupera

aquaviario-es

Estado vai receber recursos para construção de cinco novas estações do Aquaviário

seminario-sesa

Sesa participa de Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão e Participação Social das Ouvidorias do SUS

agroindustrias

Agroindústrias apostam em minimamente processados para alimentação escolar no Espírito Santo

chuva

Quando volta a chover? Forte frente fria avança no fim do mês

hospital-amigo-da-crianca

Sesa mobiliza hospitais sobre selo Hospital Amigo da Criança

ruraltures

RuralturES promete explorar o turismo de experiência com estrutura imersiva