Aplicativo brasileiro que monitora Covid-19 já está em uso por 15 países

Publicado em 25/10/2020 às 14:40

Compartilhe

O aplicativo Info Saúde, criado pelo Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia para ajudar na prevenção à Covid-19, está sendo usado hoje em 15 países, incluindo o Brasil. Já são mais de 3,5 mil usuários acompanhados nas empresas onde trabalham, em países como Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai, Equador e Estados Unidos, entre outros.

Criado no auge da pandemia da Covid-19, o Info Saúde, tinha como objetivo principal monitorar a saúde dos colaboradores que estavam trabalhando em home office. Ao invés de receber informações por e-mails ou ferramentas de mensagem instantânea, sem uma visão centralizada do que estava ocorrendo diariamente com as pessoas, foi desenvolvido um app mais aderente à realidade, facilmente utilizado pelos usuários por meio de celulares Android e versões web para outras plataformas.

Cada colaborador respondia a um questionário, desenvolvido com base em entrevistas com especialistas de saúde, que davam uma dimensão dos sintomas relativos à Covid-19. Na possibilidade de estar infectado, o colaborador seguia um protocolo da área de Saúde, passando a ter o devido acompanhamento de especialistas do time de Saúde do Trabalho.

Já no retorno às atividades, o Sidia manteve o aplicativo e o associou a um passaporte de acesso ao prédio, só liberado para quem não apresentava sintomas que se enquadrassem como característico da Covid-19. Isto deu muito mais segurança e proteção tanto para quem estava indo trabalhar quanto para quem estivesse suspeito de contágio.

“Desta forma, foi possível orientar as pessoas de forma processual, dando atendimento rápido e mais preciso diante da crise, mesmo no home office sem o contato físico, tão relevante na gestão e apoio das pessoas”, ressalta a coordenadora da área de Saúde do Sidia, Siglia Michiles. Ela explica que hoje, eles têm praticamente um raio-x rápido sobre o estado de saúde dos colaboradores, podendo atuar preventivamente inclusive em situações não relacionadas ao coronavírus.

A simplicidade do Info Saúde, em conjunto com a visualização das respostas e orientações de saúde pela gestão das empresas, atraiu grandes marcas como a Samsung, bem como o Governo de Pernambuco, e atualmente já há mais de 3,5 mil usuários utilizando o app em 15 países, nas versões em português, inglês e espanhol.

Hoje, o app está disponível de forma gratuita através do endereço http://infosaudeapp.sidialab.com/ , mas é possível também fazer versões customizadas de acordo com a necessidade de cada empresa. Neste caso, é preciso solicitar um orçamento.

“O maior interesse do Sidia é gerar um amplo alcance do Info Saúde, possibilitando um maior cuidado nesse momento inusitado nos ambientes corporativos por conta da pandemia, dissipando da melhor forma os focos de contágio e orientando os times de Saúde e RH das empresas no cuidado com a saúde das pessoas, seu bem mais valioso”, explica a gerente sênior da Unidade de Negócios do Sidia, Jacqueline Freitas, informando ainda que o app vai ganhar novas funcionalidades que serão anunciadas em breve.

  

SOBRE O SIDIA

O Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia é hoje o maior instituto de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Brasil com sedes em Manaus (AM) e São Paulo. É responsável por implementar soluções digitais inovadoras para o mercado local e global.

Fundado em 2004, o Sidia atua no desenvolvimento de software embarcado para dispositivos mobile e smart TVs, com competências em projetos de automação para a indústria 4.0, saúde e varejo, utilizando plataformas e aplicações em realidade aumentada, realidade virtual, inteligência artificial e criação de games de classe mundial.

Como entidade privada, o Sidia é formado por pessoas incríveis, das mais variadas formações intelectuais e culturais, com diferentes visões de mundo e apaixonadas por inovação, seu DNA. É este potencial humano aliado à tecnologia que os move a contribuir para uma sociedade melhor, tornando a vida das pessoas muito mais fácil e divertida.

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2025-01-10 à(s) 17.09.41_a061dd89

Defesa Civil emite alerta de novas chuvas nas montanhas capixabas para o fim de semana

478

Fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris é encontrado morto no rio Sena

45_donald_trump-1024x1024 White House

Trump é condenado simbolicamente por fraude contábil em caso envolvendo ex-atriz pornô

3595

Sanções econômicas e recompensa por captura: as reações à posse de Maduro após eleição contestada

inlacao1

Clima, dólar e preço da carne explicam inflação acima da meta em 2024

16751

Vietnã facilita comércio de couro brasileiro

onibus01-1

Tarifa do Transcol terá reajuste de 4,26% a partir deste domingo (12)

close-up-friends-with-delicious-food (1)

Procon-ES lança dicas de Verão para evitar transtornos na temporada