Ano do resgate da tradição da pintura Bauer em Marechal Floriano

Publicado em 23/12/2017 às 09:55

Compartilhe

Cores, traços e uma tradição alemã que foi resgatada em 2017, despertando o interesse de diversos moradores de Marechal Floriano. Trata-se da pintura bauernmalerei, mais conhecida como bauer, técnica que se utiliza de pinceladas em forma de vírgula com temática floral sobre madeira e, em tradução literal, “pintura campestre”.

O primeiro a fomentar novamente a cultura no município foi Rogério Brambilla, que além de artesão, ministrou dois cursos para difundir a técnica no município com 12 pessoas cada turma. O primeiro, de iniciativa própria, foi realizado em março e o segundo, que teve o apoio da Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, foi realizado maio.

“Neste ano, o bauer se tornou ainda mais conhecido no município e as pessoas nos procuram para fazer os cursos. Reativamos a Associação dos Artesãos e temos um lugar para mostrarmos a nossa arte. No próximo ano, queremos difundir ainda mais essa técnica e fomentar a cultura no município”, disse Rogério Brambilla.

Ano do resgate da tradicao da pintura Bauer em Marechal Floriano 2Rogério acrescenta que, além da madeira, a pintura bauer também pode ser adaptada em artesanatos de outros materiais, como vidro e metal, o que alguns artesãos de Marechal já têm feito. Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto, incentivar o bauer é uma forma de valorizar a cultura alemã, que faz parte da história do município, e movimentar a economia por meio do incentivo ao artesanato.

“Dar visibilidade ao Bauer é dar visibilidade a nossa cultura e tradição alemã, além de movimentar a economia com a sua comercialização em feiras, como a Artesanto, que ocorreu em dezembro, na Praça do Papa, em Vitória. A Prefeitura vai continuar apoiando os cursos e fomentando a técnica no município”, destacou Goreth.

Cursos para 2018

A previsão é que sejam ministrados pelo menos dois cursos em 2018. Segundo Rogério Brambilla, muitas pessoas já demonstraram interesse e, após o Carnaval, as aulas devem começar. Os interessados podem entrar em contato pelo número: (27) 99880-7454. O curso acontece no anexo da Igreja Católica de Santa Maria, em Marechal Floriano, uma vez por semana e dura nove encontros.

Veja também

lula0241

Lula: “Democracia venceu e ainda estamos aqui”

WhatsApp Image 2025-01-07 at 15.01.23

Saúde conta com novo Zé Gotinha para auxiliar em estratégias de vacinação em todo Estado

2150238984

Estudo investiga a relação entre padrões alimentares e obesidade entre trabalhadores rurais de Santa Maria de Jetibá

2148988248

Sete razões para iniciar 2025 com a vacinação atualizada

área de provas_Viana (3)-1

O Detran|ES informa sobre a extensão dos prazos para processos de habilitação

Três Ilhas - Acervo Iema (12)

O Iema destaca as normas para o uso do Arquipélago das Três Ilhas

Imagem do WhatsApp de 2025-01-07 à(s) 17.58.13_81a0fe95

Falta de energia elétrica causa desabastecimento de água em região de Domingos Martins

13304

Terremoto de 6,8 atinge os Himalaias, deixando 126 mortos e mais de 130 feridos