Amoaves observa mais de 80 aves em Domingos Martins
Publicado em 06/10/2017 às 15:15
A recentemente criada Associação Martinense de Observadores de Aves (Amoaves) realizou, no último dia 1º de outubro, em Domingos Martins, a 1ª Passarinhada da Amoaves. O encontro reuniu 14 dos 13 membros do grupo, que puderam trocar experiências e registrar aves através de som e fotografia.
A concentração aconteceu na Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho, de onde o grupo partiu com o roteiro já programado. Primeiro os participantes foram até o entorno da Reserva Roberto Kautsky, pelo loteamento Vivendas do Imperador.
Na sequência, seguiram para a localidade de Chapéu, onde puderam observar variadas aves nas proximidades da Pousada Opashaus e Restaurante e Pousada Delicias da Tilápia.
Presidente do grupo, Roberto de Oliveira Silva, conta que durante a atividade de avistamento e audição cerca de 80 espécies foram visualizadas, sendo 42 delas fotografadas. “Fotografamos o Tiê sangue – uma ave de rara beleza e que somente em Chapéu conseguimos ainda ver no nosso Município -, a irauna grande, o trinca ferro – um pássaro de canto sublime -, a maria preta de penacho, o gavião de cauda curta e de rabo branco, a maria cavaleira de rabo enferrujado, o pica-pau bufador, o alegrinho, o formigueiro da serra, o abre asas de cabeça cinza, a saracura sana, e outras espécies”, disse Roberto.
Outra participante do grupo, Renata Matheus, falou sobre a experiência que foi a atividade. “Fiquei muito grata pelo dia agradável, pela oportunidade de registrar novas espécies e pelas pessoas maravilhosas que tive o prazer de conhecer. E também agradeço aos que proporcionaram este dia especial para o meu filho, cuidando, ensinando e compartilhando momentos maravilhosos”, lembrou a observadora.
Também participaram da 1ª Passarinhada da Amoaves, o vice-presidente da entidade, Leoderio Velten, e os observadores José Nilo Machado Farias, Valter Braun, Andrea Faria, João Andrade, Renata Matheus, Guilherme Braun, Luiz Claudio Effigen, Carlos Pandolpho, Joana Pandolpho, Gilson da Luz e Tainá Klipell.