Alunos são premiados na Olimpíada Florianense de Matemática
Publicado em 13/12/2016 às 17:29
Sessenta alunos da Rede Municipal de Ensino foram premiados durante a cerimônia de entrega de medalhas da Olimpíada Florianense de Matemática (OFMAT), na última sexta-feira (09). A festa aconteceu no Auditório Daniel Kröhling, no Centro de Agricultura Familiar, em Santa Maria de Marechal.
Os estudantes foram divididos em quatro níveis (3º ao 9º ano), sendo os 15 melhores premiados em cada nível. É importante ressaltar que Marechal Floriano é o único município do Estado que tem a sua própria olimpíada de matemática.
Além dos alunos premiados, marcaram presença na cerimônia os familiares e amigos dos estudantes, funcionários, professores e diretores das escolas, a secretária municipal de Educação, Adenilde Stein, o cônsul honorário da Alemanha no Espírito Santo, Renato Kröhling, e o prefeito Lidiney Gobbi . Também prestigiaram a cerimônia da OFMAT, a subsecretária de Estado de Educação Básica e Profissional, Maria José Angeli de Paula, o coordenador Estadual da OBMEP, Florêncio Ferreira Guimarães Filho e a coordenadora estadual da OBMEP e do Programa de Iniciação Científica (PIC – OBMEP na Escola), Luzia Maria Casatti.
O coordenador da OFMAT, Luiz Carlos Alves da Silva, ressaltou que o projeto cresceu muito e que envolveu muita gente. “Conseguimos envolver as famílias e as escolas. E, por isso, a gente já consegue colher bons frutos em olimpíadas nacionais.”
O professor Florêncio Ferreira Guimarães Filho disse que a Matemática é a matéria mais importante do currículo escolar. “A Matemática é a principal matéria que devemos aprender no colégio, porque o mundo não vive sem a Matemática. O professor tem que ter vontade de ensinar, e o aluno, vontade de aprender. A Matemática não é somente número. É tomada de decisão.”
A professora Luzia Casatti também destacou a família no processo de aprendizagem. “Queremos que os alunos gostem de aprender Matemática, com a participação da família, que é muito importante. Essa olimpíada municipal, envolvendo a escola e a família, tem uma importância muito grande. E vocês estão colhendo os frutos que vêm plantando o ano todo.”
Para o cônsul honorário da Alemanha no Espírito Santo, Renato Kröhling, a única maneira de o Estado se destacar entre os demais é com a Educação. É um orgulho ver as nossas escolas se destacando e conseguindo premiações. Felizmente, temos bons prédios escolares e um bom transporte escolar. Mas, o mais importante é o professor. Nós temos bons professores, que fazem a diferença. E eu espero que muitos de vocês, alunos premiados hoje, sejam nossos alunos na Engenharia. Espero que, daqui, saiam alunos com boa formação para a vida.”
A secretária municipal de Educação e Esportes, Adenilde Stein, salientou a importância da família no processo de aprendizagem do aluno. “Todos nós, professores e funcionários da Educação, trabalhamos muito pelos nossos alunos. Mas é indiscutível a importância da família na vida escolar dos nossos estudantes. Todos vocês já são vencedores, por estarem entre os 60 melhores de Marechal Floriano.”
A subsecretária estadual de Educação Básica e Profissional, Maria José Angeli de Paula, parabenizou a todos pela OFMAT. “Essa iniciativa da Prefeitura de Marechal Floriano e da Secretaria Municipal de Educação é louvável. A Educação é um dever do Estado, da Família e da Sociedade. Temos, aqui, a representação clara disso. Não somente viemos para cá encantados, como também temos a certeza de que voltaremos emocionados.”
O prefeito Lidiney Gobbi também falou sobre a importância da família para as crianças. “O acompanhamento dos pais é de grande importância. A Educação, na nossa gestão, sempre foi o ponto principal. Nós apostamos e investimos nisso. E vocês, alunos, já são os grandes campeões por chegarem até aqui.”