Alunos, pais e professores comemoram trabalhos de literatura em escola de Marechal Floriano
Publicado em 06/12/2016 às 16:59
“Café Literário”. Com essa denominação, foi realizado na manhã desta terça-feira (06) um encontro entre 17 alunos do 3º Ano Dois, da Escola Elisiário Ferreira Filho, da faixa etária de oito a dez anos, e seus familiares, com a professora Maria Aparecida Moreira Borgo, no espaço de eventos da entidade Sou Feliz.
Maria Aparecida realiza pelo terceiro ano consecutivo um trabalho literário em sala de aula com os meninos e meninas do turno matutino da escola florianense. Ela utiliza obras de escritores famosos como Monteiro Lobato, Sílvia Orthof, Elias José, Mary França e outros.
O encontro nesta manhã serviu como conclusão do ano letivo e deste trabalho realizado em sala durante as aulas de linguagem portuguesa. Os alunos lerão e contarão histórias, com interpretações próprias, antes de participarem do lanche matinal à base de biscoitos, bolos e pães caseiros, panetone sucos, cafezinho e outras iguarias.
Entre as mostras do desenvolvimento deste trabalho literário, a professora Aparecida realizou apresentações periódicas aos idosos da Sou Feliz, que sempre mostraram satisfação em receber as crianças. “Hoje vários vovôs estão neste encontro respirando a pura cultura, um procedimento bem aceito bilateralmente”, disse Aparecida.
Para o comerciante Jadir Pereira, pai do aluno Márcio Gabriel, a competência da professora Aparecida é visível porque ajuda as crianças a desempenharem este trabalho voltado à cultura. “Estou plenamente satisfeito com o que é realizado em sala de aula com o meu filho e os colegas dele”.
A presença dos pais e demais convidados no Café Literário, segundo a diretora Silvana Regina Ferreira, da entidade escolar florianense, é o resultado de uma ação bem desenvolvida durante todo o ano letivo. “Resultou em sucesso a literatura ligada às aulas de linguagem portuguesa”.
O progresso dos alunos do 3º Ano Dois em sala de aula, para a professora Joelma dos Santos, é evidenciado pela qualidade do trabalho da professora Aparecida. “Avaliar o que essa colega realiza em sala de aula é sempre um prazer”, disse Joelma.