Alunos de escola em Barra do Rio Fundo querem conhecer história de Marechal Floriano
Publicado em 03/10/2018 às 11:10
Uma professora e cerca de 20 alunos da Escola Bernardo Leonor Effgen, em Barra do Rio Fundo, distante três quilômetros da sede de Marechal Floriano, realizam trabalhos com a história desta cidade. Quem foram os primeiros comerciantes, a imigração, os primeiros imóveis e outros conhecimentos antigos.
De acordo com a professora Juliana Feigl, “a curiosidade bateu forte na cabeça dos alunos quando nos propomos a levá-los ao conhecimento com mais profundidade das histórias de Marechal Floriano. Eles pretendem conhecer a antiga estação ferroviária, atual Casa Cultural Clara Luíza Hulle Pereira”.
Juliana quer mais conhecimento sobre este imóvel que ainda está intacto, apesar de centenário. “Vamos fazer uma visita a este local que é a história viva de Marechal Floriano, porque todas as pessoas dependiam do trem para sair da cidade, até para transportar as mercadorias colhidas aqui para o antigo Mercado da Vila Rubim, em Vitória”.
O primeiro estabelecimento do gênero “bar”,completou 60 anos, o Bar América, e funcionava mesmo antes de existir a Rodovia BR-262 . “Deveremos apreciar a beleza da residência do primeiro comerciante de Marechal Floriano, José Henrique Pereira, de origem portuguesa e Victor Travaglia, o primeiro italiano”.