Alunos de Afonso Cláudio participam de visita técnica no Rio de Janeiro
Publicado em 26/09/2024 às 09:45
Foto: divulgação Sedu.
Estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Afonso Cláudio, localizado no município de mesmo nome, participaram, entre a última quinta-feira (18) e o sábado (21), de uma visita técnica às cidades do Rio de Janeiro e Angra dos Reis. A aula de campo proporcionou uma experiência interdisciplinar que uniu teoria e prática sobre ciência, tecnologia e sustentabilidade.
Durante os dias que estiveram na capital fluminense, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o campus central da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Espaço Cultural da Marinha, local que abriga uma réplica da caravela de Cabral, e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde, além de exposições de arte, exploraram uma exposição sobre a história do dinheiro.
Na sequência, o grupo foi ao AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul, onde puderam observar de perto a biodiversidade marinha, e ao Museu do Amanhã, onde refletiram sobre ciência e sustentabilidade, estimulando o pensamento crítico acerca da preservação ambiental e dos desafios futuros.
Ainda no Rio de Janeiro, visitaram o School Studio e o Copa Studio, observando como personagens e cenários digitais são criados, aprendendo sobre as tecnologias e ferramentas utilizadas na indústria da animação, o que despertou o interesse de muitos estudantes para futuras carreiras em artes e tecnologia.
Já na segunda parada, a cidade de Angra dos Reis, participaram de uma visita guiada às usinas nucleares de Angra 1, Angra 2 e à futura instalação de Angra 3. No local, profissionais da área explicaram o processo de geração de energia nuclear, reações nucleares e medidas de segurança, consolidando o aprendizado sobre fontes de energia.
A estudante Ana Julia Dias Andreão Lopes destacou que a viagem foi uma oportunidade de aprendizado que uniu várias disciplinas. “Foi incrível, pois nos proporcionou grandes momentos de descobertas, tanto para a vida escolar quanto para nosso espírito de turismo e aventura”, contou a aluna.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Sedu.