Agroindústrias de Domingos Martins podem comercializar seus produtos em todo Estado
Publicado em 04/12/2018 às 11:32
Os produtores do setor de agroindústria de Domingos Martins receberam um grande incentivo para aumentar a comercialização de seus produtos. Desde o último dia 29 de novembro, 13 produtores rurais do município contam com a permissão para comercializar seus produtos em todo o território do Espírito Santo.
A cerimônia de entrega dos certificados de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES), que foram entregues pela coordenadoria do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), foi realizada pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Domingos Martins.
A coordenadora do SIM de Domingos Martins, Vanesca Dias, falou sobre o acompanhamento que o serviço de inspeção da cidade presta a esses produtores. “Esse evento atesta a segurança alimentar e oportuniza que esses produtores comercializem seus produtos em todo o Estado. Nós prestamos orientações de boas práticas, inspeção de autocontrole da indústria e orientações sobre o preenchimento das documentações. Além desses 13 produtores rurais que receberam os certificados, ainda temos 10 agroindústrias que estão nesse processo para receber a certificação”, destacou Vanesca.
Um dos produtores que recebeu a certificação foi Erlineu Bullerjahn, da agroindústria Bullerjahn, que trabalha há 17 anos com a produção de embutidos. “Agora com a certificação muda a nossa forma de trabalhar, porque antes estávamos limitados a comercializar nossos produtos somente aqui no município, agora estamos liberados para todo Estado e podemos vender sem medo”, destacou Erlineu.
Outro produtor que recebeu a certificação foi Valberto de Cristo Monteiro, da agroindústria Velten Alimentos, que desenvolve a produção de ovos de codorna em conserva. “É um ganho importante para o nosso comércio e assim podemos fazer um trabalho legal em todo o Estado. Vamos poder ampliar o nosso mercado e mostrar mais sobre esse trabalho com os ovos em conserva”, contou Valberto.
Já para o presidente do Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano, Flávio Wruck, que também recebeu um certificado de sua agroindústria de produção de tilápia, o evento representou a conquista para vários produtores rurais. “Essa é uma oportunidade que tivemos para fechar um ciclo que vínhamos reivindicando há muito anos, com os produtores rurais buscando a regularização. Hoje, vencemos essa barreira que limitava a comercialização dos produtos fora do município. Esse trabalho de força tarefa em várias frentes proporcionou esse dia que estamos tendo”, destacou Flávio.
Ampliação do acompanhamento das agroindústrias
O gerente de agroindústria do Idaf, Anderson Baptista, explicou como funciona o trabalho de inspeção, que no último mês de abril ganhou um reforço com a criação da Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp). Segundo ele, o Idaf mudou seu organograma e criou a Gerência de Agroindústria de Pequeno Porte (Geapp).
“Nossa ideia, com essa criação, é visar o produtor rural de forma diferenciada. Trabalhamos com duas vertentes: o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), que é o serviço de inspeção nos municípios que não possuem o SIM, e o Susaf, que oferta o certificado de equivalência do serviço de inspeção municipal. Hoje, o Estado conta com cerca de 30 produtores certificados e acreditamos que até os próximos anos nós já contaremos com mais de 50 produtores certificados”, destacou Anderson.
O diretor-presidente do Idaf, órgão responsável pela coordenação do Susaf/ES, Júnior Abreu, também ressaltou a importância da conquista desses produtores.
“A missão do Idaf é continuar auxiliando cada vez mais os municípios a alcançar essa equivalência. Essa permissão significa aumento da produção, da renda e também de postos de emprego. Estou muito feliz com esse resultado que estamos alcançando”, revelou Abreu.
Além de Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante é o outro município que possui adesão ao Susaf/ES no Estado. O número, no entanto, deve aumentar nos próximos meses, com a inclusão de Santa Maria de Jetibá, Cariacica, Linhares e Guarapari, que estão realizando adequações necessárias para obter a equivalência.