Agosto Lilás: Sesa realiza encontro técnico sobre Violência Sexual

Publicado em 05/08/2023 às 06:30

Compartilhe

agosto-lilas

A Secretaria da Saúde (Sesa), por meio daVigilância Epidemiológica de Acidentes e Violências (VIVA), realizou, nesta quarta-feira (02),oencontro técnico “Aspectos Médicos e Jurídicos no Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual”. O com objetivo de fortalecer o diálogo com a Rede de Proteção e Cuidados às pessoas em situação de violência.

Durante o evento, os profissionais tiveram contato com apresentações sobre o tema a partir do cuidado em saúde, sobre as legislações pertinentes e a implicação do profissional de saúde no enfrentamento da violência, considerando a campanha Agosto Lilás, voltada à conscientização para o fim da violência contra as mulheres.

“É um momento dedicado para o fortalecimento das políticas públicas, da defesa da garantia dos direitos e o enfrentamento às violências no Sistema Único de Saúde e nas organizações parceiras, além de propiciar também o fortalecimento de ações interinstitucionais, por meio da articulação e do trabalho intersetorial, para a ampliação da prevenção, promoção da saúde e do cuidado, além do direcionamento de atuações mais efetivas sobre esta temática”, explicou a referência técnica em Vigilância de Violências e Acidentes, da Secretaria da Saúde, Edleusa Cupertino, responsável pela mediação do encontro.

Voltado aos profissionais da saúde e àqueles que atuam em instituições segurança, educação e direitos humanos, marcaram presença o secretário de Estado da Saúde Miguel Duarte;os subsecretáriosde Saúde Tadeu Marino e Orlei Cardoso; a referência da Coordenação Estadual de IST/AIDS da Sesa, a média Bettina Lima e Aldo Lugão; a consultora do Ministério da Saúde,Cheila Marina da Silva; além de gestores municipais, diretores de Hospitais e ProntoAtendimentos (PAs), representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes);do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES); daSecretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio do Instituto Médico Legal (IML) e daPolícia Civil do Estado do Espírito Santo.

Apresentações de dados e importância da notificação

Ainda durante o evento, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, destacou a importância de os municípios realizarem a notificação de imediato, principalmente, em relação aos abusos sexuais.

“A rede conectada com informações ágeis, facilita aos municípios realizarem as notificações, sem contar a possibilidade de visualização maior de identificação de casos de violência, o uso do sistema on-line no processo de notificação de abusos, principalmente os sexuais, às mulheres, corrobora para um desempenho melhor de trabalho”, ressaltou Cardoso.

Na ocasião também foi realizada uma mesa-redonda, na qual foram apresentados casos de violência sexual contra mulherescom o intuito de levantar hipóteses de enfrentamento e resolução dos casos para serem debatidos entre os participantes.

A referência técnica em Vigilância de Violências e Acidentes, da Secretaria da Saúde, Edleusa Cupertino, destacou a importância de debater também a garantia de direitos das vítimas de violência sexual e a atuação do profissional da saúde no cuidado às pessoas em situação de violência. “É de suma importância que se trabalhe enfatizando a prevenção e promoção da saúde, aumentando o impacto da qualidade de vida, em geral, sobretudo, na diminuição de violência sexual, gravidez não planejada e, principalmente, no abortamento legal com a sociedade”, disse Edleusa Cupertino.

Também houve a participação on-line do médico ginecologista Dr. Olímpio Barbosa de Moraes Filho, atuante na Faculdade de Ciências Médicas/Universidade Federal de Pernambuco. 

Agosto Lilás

O Agosto Lilás remete ao enfrentamento das violências doméstica e familiar contra a mulher e foi instituídopela Lei Estadual nº 4.969/2016, de forma a conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher e divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Dados

No Espírito Santo, a Secretaria da Saúde recebeu 46.167 notificações de todos os tipos de violência, entre 2020 e 2022, segundo dados do Sistema Oficial para Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública do Estado, o e-SUS Vigilância em Saúde (e-SUS VS). Desse total, 82,47% das vítimas são do sexo feminino.

A violência sexual foi o tipo notificado em 5.156 fichas nesse período, sendo que 58,6% das vítimas eram menores de 14 anos (de ambos os sexos) e 4.650 vítimas eram do sexo feminino (independente da idade).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa

Veja também

Hugo Luiz prefeito

Hugo Luiz e Cleber Bianchi são empossados prefeito de vice de Alfredo Chaves

homicideos 2024

Espírito Santo termina 2024 com menos de 900 homicídios pela primeira vez em 28 anos

vacinas

Ministério da Saúde garante abastecimento de vacinas em todo o país

mil leitos

Com reestruturação de hospitais federais, mil leitos devem ser reabertos em janeiro de 2025

documentario de italianos

Documentário narra a saga dos italianos nas montanhas capixabas

Eleições 2024

Eleitos em outubro tomam posse nesta quarta-feira (1⁰); mandatos vão até 2028

briga

Quatro homens ficam feridos após briga por suposta dívida em Domingos Martins

3863

Virada do Ano com Instabilidade e Chuvas Isoladas nessa terça feira (31)