Aedes aegypti: saiba como reconhecer os sintomas das doenças que ele provoca

Publicado em 17/01/2020 às 14:29

Compartilhe

Com a chegada do verão e o aumento das chuvas, o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, encontra ambiente para reprodução e ataque. Por isso, é preciso ficar atento a sintomas comuns como febre, dores no corpo e vermelhidão nos olhos, que podem sinalizar uma dessas doenças que pode matar.

No caso da dengue, o doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue grave, que necessita de imediata atenção médica, pois pode levar à morte.

Em relação à chikungunya, os sintomas mais comuns são a febre alta e de início imediato, dores nas articulações, manchas na pele e vermelhidão nos olhos.

Os sinais de infecção pelo zika vírus são parecidos com os sintomas de dengue, e começam de três a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de Zika Vírus, quando presentes, são febre baixa (entre 37,8° e 38,5°C), dor nas articulações principalmente nas mãos e nos pés com possível inchaço, dor muscular, dor de cabeça e atrás dos olhos, exantemas (erupções cutâneas) acompanhadas de coceira, além de vermelhidão e inchaço nos olhos.

A doença também pode apresentar outros sintomas como dor abdominal, diarreia, constipação, fotofobia e pequenas úlceras na boca.

Para evitar contrair uma dessas doenças a única saída é combater o Aedes Aegypti, e isso só é possível acabando com os focos do mosquito (locais de água parada).

Veja também

dengue no verao

Entenda porque os casos de dengue aumentam no verão

azeiteria

Azeiteria é a nova atração do Parque Olivas de Gramado

semana estadual do campo

ES terá Semana Estadual do Campo Limpo

vinho de gramado

Museu do Vinho de Gramado promete um mergulho no mundo da bebida milenar

cultura italiana araguaya

Tradição italiana centenária é preservada e valorizada em Araguaya, Marechal Floriano

comunidade são sebastiao

Comunidade de São Sebastião celebra 100 anos com festa em Domingos Martins

Nossa Bolsa 25 governo

Governo do Estado abre inscrições para o Nossa Bolsa 2025

cafe_mulher1 capa

Projeto Mulheres do Café já promoveu ações em 22 municípios capixabas