Ações sociais e cadastro de doador de medula óssea na segunda-feira (19), em Domingos Martins
Publicado em 16/06/2023 às 10:13
Texto: Julio Huber/ Foto: Freepik
A próxima segunda-feira (19) será dia de realização de ações sociais e cadastro de doadores de medula óssea em Domingos Martins. As atividades serão realizadas na área de eventos em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt, das 9 horas às 14 horas, em Campinho, no centro da cidade.
Além de objetivar o cadastro de doadores de medula óssea, durante o dia também serão oferecidos outros serviços de saúde e bem-estar: vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s), avaliação nutricional, psicológica e odontológica. Na área da beleza, os participantes poderão contar com maquiagem, corte de cabelo e sobrancelha. Haverá ainda café da manhã partilhado.
A iniciativa é realizada em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) e as empresas do município E&L Produções de Software, GeoRastreamento e Grupo Coroa.
Podem ser doadores de medula óssea, pessoas de 18 a 34 anos, com boas condições de saúde e que não apresentem doenças infecciosas, oncológicas ou doenças autoimunes. Ao realizar o cadastro, é coletado um tubo de sangue (5 ml) para o teste de compatibilidade, conhecido como Histocompatibilidade (HLA).
É preciso também preencher a ficha de cadastro corretamente, com nome da mãe, RG, CPF e endereço, que serão colocados no banco de dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), com o resultado do exame de HLA. Não é preciso estar em jejum.