Ação terá serviços sociais e cadastro de doador de medula óssea em Domingos Martins
Publicado em 08/06/2023 às 09:34
Texto: Julio Huber/ Foto: Freepik
Moradores de Domingos Martins e região, ou pessoas que estejam passando pelo município, no próximo dia 19, poderão realizar o cadastro para doar medula óssea. Uma equipe do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes) estará no município, com uma unidade de coleta estacionada em frente à Praça Dr. Arthur Gerhardt, de 9h às 14h.
A ação é realizada pelo Hemoes e pela Prefeitura de Domingos Martins, e conta com o apoio de empresas do grupo E&L e da Refrigerantes Coroa. Nesse dia, haverá cadastro para doadores de medula, vacinação, aferição de pressão, testes de glicemia capilar e de infecções sexualmente transmissíveis (IST), além de avaliação nutricional, psicológica e odontológica. Também haverá procedimentos estéticos como maquiagem, corte de cabelo e sobrancelha e um coffee break.
Podem ser doadores de medula óssea, pessoas de 18 a 34 anos, com boas condições de saúde e que não apresentem doenças infecciosas, oncológicas ou doenças autoimunes. Ao realizar o cadastro, é coletado um tubo de sangue (5 ml) para o teste de compatibilidade, conhecido como Histocompatibilidade (HLA).
É preciso também preencher a ficha de cadastro corretamente, com nome da mãe, RG, CPF e endereço, que serão colocados no banco de dados do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), com o resultado do exame de HLA. Não é preciso estar em jejum.